Senador Cleitinho propõe que parte da indenização do acordo de Mariana seja usada para abater dívida de Minas

Cleitinho também ressaltou a importância dos recursos que serão recebidos pela União retornarem à Minas Gerais em forma de investimentos

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Em pronunciamento nesta quinta-feira (11), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) falou sobre a dívida mineira com a União e fez uma sugestão para facilitar a solução do problema.

Cleitinho comentou sobre uma fala do governador Romeu Zema, destacando que se Minas Gerais tivesse que pagar a dívida com a União, o estado entraria em colapso. “Eu era vereador e senti isso na pele, quando Pimentel era governador e o presidente era o Michel Temer, [pagando à União] atrasaram o salário dos servidores, os municípios ficaram sem repasse, então, os municípios também atrasavam tudo. Sempre chega na ponta, quem sempre sai prejudicado com uma situação dessas é o povo”, pontuou.

O parlamentar destacou a necessidade de apoio federal para evitar o colapso do estado, e criticou a política que, segundo ele, penaliza os servidores públicos e beneficia os políticos.

Finalizando o pronunciamento sobre o tema, o senador sugeriu ao presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), incluir na proposta de pagamento da dívida de Minas com a União o abatimento do valor do acordo de Mariana. Segundo Cleitinho, o estado mineiro teria que receber cerca de R$ 80 bilhões em indenização. “O que for de Minas Gerais, abate na dívida, já fica para o Governo Federal.” declarou o senador.

Cleitinho também ressaltou a importância dos recursos que serão recebidos pela União retornarem à Minas Gerais em forma de investimentos nas áreas necessárias, citando a infraestrutura de transportes como exemplo.

*Com informações da Agência Senado

Pesquisar