Em Minas Gerais, mais de dois mil Microempreendedores Individuais (MEI) se formalizaram nos quatro primeiros meses deste ano. O estado acumula mais de 941 mil formalizados, 11% dos MEI do país. Para incentivar o empreendedorismo e capacitar os pequenos negócios, o Sebrae promove em todo o país a Semana do MEI, de 20 a 24 de maio. Em Minas, haverá programação presencial gratuita em 254 cidades, além de orientações online. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sebrae.com.br/minasgerais.
No Norte de Minas haverá atendimento em Montes Claros, Mirabela, Brasília de Minas, Varzelândia, Francisco Sá, Capitão Enéas, Grão Mogol, Coração de Jesus, Buenópolis, Bocaiuva, Jaíba, Porteirinha, Salinas, Taiobeiras, Curral de Dentro, São Francisco, Manga, Pedras de Maria da Cruz, Januária, Itacarambi, São João das Missões, Pirapora, Ubaí e Várzea da Palma.
Durante os cinco dias do evento, será realizado um mutirão de atendimento para quem quer se formalizar ou para quem já é MEI e quer melhorar a gestão do negócio. No site do Sebrae Minas, os empreendedores do Norte de Minas poderão selecionar a cidade escolhida e o período (de 20 a 24 de maio) para ter acesso a programação presencial gratuita. Entre as atividades estão palestras, cursos, oficinas e workshops sobre finanças, gestão, planejamento, marketing, vendas, legislação e recursos humanos.
“A Semana do MEI é uma oportunidade para que os empreendedores possam, de forma gratuita, buscar conhecimento e se qualificarem para um mercado cada vez mais competitivo, além de tirarem dúvidas sobre questões tributárias”, ressalta o analista do Sebrae Minas, Filomeno Bida.
Nos pontos de atendimento do Sebrae Minas de todo o estado, os formalizados ainda terão acesso às informações sobre a Declaração Anual Simplificada (DASN) referente ao ano/calendário 2018, que deve ser enviada à Receita Federal até o dia 31 de maio. Eles também poderão regularizar o envio da DASN dos anos anteriores.
Além disso, analistas do Sebrae Minas vão oferecer atendimento personalizado aos interessados em se tornar MEI. Os empreendedores poderão inclusive formalizar na hora e de graça. Para isso, basta que os interessados levem a documentação de consulta prévia do estabelecimento realizada na prefeitura (autorização para registrar a empresa no local desejado), além de documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF e número do recibo da Declaração de Imposto de Renda (caso não tenha feito, será necessário apresentar o título de eleitor).
Em Montes Claros, os atendimentos gratuitos serão realizados no Ponto de Atendimento do Sebrae, na sede da instituição (Av. Mestra Fininha, 1448 – Bairro Funcionários.
Confira a programação em Montes Claros:
21/05 – 19h: Palestra de Gestão Financeira
22/05 – 14h: Oficina Como ser MEI na prática
23/05 – 18h: Oficina – Como Controlar meu negócio
24/05 – 8h30: Workshop do MEI – com temáticas sobre finanças, legislação, mercado e inovação
24/05 – 14h: Outra edição do Workshop do MEI
Pela Internet
Para quem não puder participar das atividades presenciais, o Sebrae Minas vai promover orientações online sobre as atividades com o maior número de formalizações e ainda esclarecer dúvidas sobre a gestão do negócio. Serão duas transmissões por dia durante a Semana do MEI, sempre das 10h às 10h30 e das 11h às 11h30. Basta acessar o site do Sebrae Minas para participar.
Postado originalmente por: VinTV