Segurados são pegos de surpresa com agência do INSS fechada

Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) suspendeu os atendimentos – até aqueles agendados – em todas as agências do país. O atendimento será exclusivamente online, ou seja, pela internet. A medida tem por objetivo resguardar os cidadãos, em especial os idosos, em face da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em Uberaba, a informação pegou alguns segurados de surpresa, que procuraram a agência e encontraram as portas fechadas. 

Várias pessoas estiveram na agência, visto que tinham atendimento agendado. Uma delas foi a auxiliar de serviços gerais Valbenia Alciane de Souza, paciente oncológica, que agendou na própria agência, na quarta-feira (18), uma perícia médica. Ela diz que, além de encontrar a unidade fechada, o segurança sequer deu os esclarecimentos necessários às pessoas que estavam lá, alguns até de outras cidades da região. Para ela, o INSS deveria ter divulgado a medida, para que as pessoas não perdessem tempo indo ao local, onde ficou esperando, do lado de fora, por cerca de 1h30. “Eu nem podia ter ido, pois me submeti ontem a uma quimioterapia; faltou comunicação”, diz.

Em comunicado realizado na noite de quinta-feira (19), o INSS informou que dispensou todos os segurados de comparecer a uma agência para a perícia médica presencial, que está suspensa por tempo indeterminado. Dessa forma, aqueles que fizerem requerimentos de auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência devem enviar o atestado médico pelo “Meu INSS”, aplicativo no smartphone ou na internet. O documento será recepcionado pela perícia médica, que fará as devidas verificações. Esse procedimento vai acelerar o processo de análise, evitando que as pessoas se desloquem às agências.

Segundo o órgão, os segurados que aguardam a análise do BPC (para pessoa com deficiência) também poderão receber um adiantamento de R$200. Contudo, a proposta, para ser implementada, depende ainda de aprovação de projeto de lei que será enviado ao Congresso Nacional. Outra medida que visa à segurança dos segurados, anunciada pelo INSS, é suspender a necessidade de cadastro no CadÚnico para receber o BPC. 

Com as agências fechadas, apenas um servidor estará de plantão, por telefone, para esclarecer eventuais dúvidas sobre o “Meu INSS”. Ainda serão disponibilizados para os segurados os telefones das agências para que entrem em contato.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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