“Uberaba trabalha com mais médicos nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) do que o Ministério da Saúde preconiza.” A garantia é do secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, em entrevista nesta semana ao programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM 95.5MHz.
De acordo com ele, se fosse seguir as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), Uberaba teria nove médicos responsáveis para cada UPA da cidade, sendo cinco no período diurno e quatro no período noturno. “A portaria preconiza nove médicos clínicos gerais diariamente na UPA, e nossa UPA é de porte oito; mas a gente vai além disso”, revela. Iraci afirmou que, atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) coloca à disposição da população 14 médicos, durante 24 horas do dia, nas duas UPAs da cidade. “Nós estamos trabalhando acima do que é proposto pelo Ministério da Saúde”, esclarece.
O titular da pasta afirmou ainda que os profissionais não ficam ociosos, pois existe demanda da população por atendimentos. Médicos clínicos gerais são capacitados para atendimentos diversos, como diagnósticos, pedidos de exames, prescrição de medicamentos e realização de cirurgias.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba