Secretaria Municipal de Saúde divulga números da Dengue referentes a janeiro a maio de 2021

Secretaria Municipal de Saúde divulga números da Dengue referentes a janeiro a maio de 2021
Profissionais da Sec. Mun. de Saúde jogando produtos químicos para matar os focos do mosquito – Fotos: Fabrine Reis

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira números referentes à Dengue em Muriaé. De acordo com a diretora de Vigilância Ambiental, Fabrine Reis, de janeiro a maio deste ano, foram contabilizados 88 notificações, sendo oito casos confirmados de Dengue, quatro para a Chikungunya e nenhum registro para Zika Vírus. Um número considerado baixo, se comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com a diretora, é importante que a população continue contribuindo para diminuir os números.

Diariamente 45 agentes realizam visitas domiciliares e orientam os moradores quanto os cuidados para que o mosquito não se prolifere.

São realizadas também visitas de inspeção aos pontos estratégicos a cada 15 dias, bloqueios de transmissão a pacientes notificados com suspeita de Dengue, mutirão de limpeza nos bairros, mobilização nos locais com alto índice de infestação e inspeção das armadilhas estrategicamente instaladas.

Ainda segundo Fabrine, esse ano, os bairros que apresentaram maior índice de infestação do mosquito foram; Sofocó, Bela Vista, Gaspar, Aeroporto, União, Santana, São Joaquim, Joanópolis e Cardoso de Melo. Já o bairro onde foi encontrado menos foco foi a Barra e na Avenida Constantino Pinto, no Centro.

“Para diminuir a proliferação do mosquito e evitar doenças, é importante manter o imóvel sempre limpo, livre de qualquer recipiente que possa acumular água, manter a caixa d’água sempre tampada, colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, usar repelente e tela nas casas” afirmou Fabrine.

A população pode realizar denúncias, através do telefone 3696-3314 ou pela ouvidoria do SUS pelo número 136.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar