Secretaria Municipal de Saúde apresenta plano de contingência na tentativa de desafogar o atendimento na UPA em Divinópolis

A principal medida anunciada pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde foi a aquisição de 20 leitos no Hospital São João de Deus, que serão utilizados exclusivamente para pacientes de Divinópolis que passaram pela UPA e necessitam de internação hospitalar.

Os leitos exclusivos entrarão em atividade em aproximadamente 15 dias e o investimento será de r$ 200 mil por mês, custeado com recursos da prefeitura. As vagas serão para clínica médica. Outras especialidades continuarão sendo atendidas pela central de regulação do estado ou através do SAMU e da sala vermelha.

A UPA atende hoje cerca de 380 pacientes por dia. Deste total cerca de 6% necessitam de internação hospitalar. A unidade conta com 25 leitos para que os pacientes pudessem aguardar por no máximo 24 horas por uma vaga em hospital, porém, existem casos em que o paciente chega ha esperar três meses. A dificuldade de encaminhamento é o principal desafio como foi dito pelo superintendente da unidade em uma entrevista ao Jornal Candidés.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar