Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza ações de saúde, rodas de conversa, palestras de conscientização e empoderamento em celebração ao Dia Internacional da Mulher no Centro de Atendimento Integrado de Saúde da Mulher (Caism), entre os dias 8 e 15 de março. O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente nesta sexta-feira (8), e a data destaca a importância da mulher na sociedade e a história de luta pelos seus direitos.
A programação das atividades da Semana da Mulher 2019 começa amanhã, às 8h, com recepção e boas-vindas aos participantes e apresentação cultural com o tema “Mulheres não querem o silêncio". A performance é teatral, poética e musical e irá pontuar a mulher em sua plenitude e levantar suas indagações, e um grito contra o machismo e o feminicídio, com participação da arte-educadora, militante nas causas afro-brasileira, atriz e educadora Ana Elisa Gonçalves, a atriz, dançarina do ventre e arte-educadora Andrea Souto e a violinista e compositora Karine Rodrigues.
O secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, destaca que é uma semana importante, onde as diversas atividades e palestras disponibilizadas buscam estreitar o contato dos profissionais com a comunidade feminina, com foco na prevenção, promoção e cuidado com a saúde da mulher. “A gente abre essa semana após o carnaval com essas atividades, buscando esse estreitamento, pensando que a mulher tem que ter seu cuidado especial, dentro das políticas públicas referenciadas especificamente para ela. Então, essas atividades vêm para fortalecer ainda mais a nossa responsabilidade e reforçar para a sociedade a importância do cuidado com a saúde da mulher”, ressalta Iraci. O Caism fica na avenida Leopoldino de Oliveira, 1.160, Parque do Mirante.
A gerente do Caism, Natália D’Amico, destaca que o foco das atividades desta semana é reverenciar essa mulher multifacetária, mãe, esposa, dona de casa, profissional, referenciando esses aspectos da mulher com dupla ou até tripla jornada.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba