Uberaba já recebeu 18 remessas de imunizantes desde o início da campanha de vacinação contra a Covid
Boas expectativas são construídas pelo avanço da vacinação contra a covid-19 em Uberaba. Com o fim da aplicação em idosos de 74 a 60 anos, e o início em gestantes e pessoas com comorbidades, o quadro de imunização municipal deve avançar consideravelmente ainda em maio, alcançando os profissionais no começo de junho.
De acordo com a coordenadora do processo de vacinação, Ana Vera Abdanur, ainda não há estimativa certa, mas o aumento do número de doses recebidas pelo município nos últimos meses abre possibilidade de imunizar os profissionais incluídos na 3ª fase daqui a poucas semanas.
Neste cenário, professores, de nível básico ao superior, funcionários do sistema prisional e motoristas do transporte coletivo seriam contemplados mais brevemente que o esperado. A manifestação dos motoristas estabelecida na semana passada, que reivindica a não vacinação da categoria, busca acelerar ainda mais o processo, e alterar as definições do Plano Nacional de Imunização (PNI).
Apesar de determinado pelo governo Federal, o PNI pôde ser revisto em algumas cidades. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, os motoristas foram notificados sobre a inclusão da classe na vacinação imediata.
A Rádio JM escutou a procuradora-geral do município, Fabiana Pinheiro, e questionou a flexibilização na cidade mineira. Segundo ela, o procedimento instalado em Juiz de Fora é o mesmo que busca a prefeita Elisa, em Uberaba: contato próximo e bem fundado com os governos estadual e federal, a ponto de consolidar a explicação da possível mudança no PNI.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba