Um terceiro caso suspeito levou a óbito uma mulher residente em Tiradentes, mas a Funed divulgou o resultado ontem, sexta-feira, 10 de abril, descartando a possibilidade de contaminação pelo vírus.
Essa semana a Secretaria de Saúde de São João del-Rei divulgou que três pessoas com suspeita de coronavírus vieram a óbito na cidade. O primeiro registro foi no dia 7 de abril quando uma mulher entre 25 e 30 anos, residente na cidade de Tiradentes, faleceu. O resultado do exame, divulgado pela Funed, foi negativo para o coronavírus e saiu ontem, sexta-feira 10 de abril.
O segundo é do sexo masculino, com idade entre 65 e 70 anos, que faleceu no dia 8 de abril com Síndrome Respiratória Aguda Grave. O terceiro óbito foi na sexta-feira, 10 de abril, e trata-se de uma mulher com idade entre 85 e 90 anos. Esses dois casos até sexta-feira, a noite, os resultados não tinham sido divulgado.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico do dia 10 de abril, São João del-Rei tem 185 casos notificados, desse total, três foram confirmados, 37 descartados e 17 aguardando resultado. O restante, 128, são casos notificados que não tiveram amostras coletadas conforme determinação do CIEVS de Belo Horizonte.
Ainda de acordo com o boletim, as três pessoas com casos confirmados já fizeram a quarentena e passam bem.
NÚMEROS DE CASOS
No boletim epidemiológico também afirma que desde o dia 23 de março foi alterada a classificação para suspeita de Covid-19, onde todo quadro gripal com febre de início súbito combinados com alguns outros sintomas com a ausência de um diagnóstico específico é notificado como casos suspeitos. E conforme o boletim, essa mudança justifica o aumento do número de casos suspeitos.
Já o Centro de Formação Estratégica em Vigilância de Saúde (CIEVS) determinou a coleta de amostras somente para os casos de pacientes graves internados e profissionais de saúde sintomáticos.
OUTROS CUIDADOS
Essa semana também os funcionários da secretaria de Saúde realizaram a desinfecção de ruas de vários bairros da cidade.
Ainda nesta semana, mais especificamente na última quarta-feira, 08, a Prefeitura Municipal de São João del-Rei autorizou o repasse de R$50.000,00 para a Santa Casa da Misericórdia e R$50.000,00 para o Hospital Nossa Senhora das Mercês em apoio às ações de combate ao coronavírus no município. Além disso, três respiradores adquiridos pela Prefeitura Municipal no estado do Rio de Janeiro, foram distribuídos para as casas de saúde, sendo dois para a Santa Casa e um para o Hospital.
Em vídeo oficial da Prefeitura Municipal, o prefeito Nivaldo Andrade, explicou que a Polícia Militar levou 15 respiradores da cidade para conserto em Belo Horizonte, mas que devido a demora, a intenção é buscar o equipamento e enviar para reparos no Rio de Janeiro. “Já tem 20 dias que foi e se demorar um mês para arrumar não adianta, porque a gente precisa do respirador agora. O pico da epidemia será do dia 18 ao dia 22, na semana que vem de acordo com os noticiários.”, afirma.
O post SAÚDE AGUARDA RESULTADO DE EXAMES DE DUAS PESSOAS QUE MORRERAM COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS apareceu primeiro em Gazeta de São João del-Rei.
Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei