O paciente, que não teve sexo nem idade divulgados, teria viajado à trabalho para São Paulo
Depois de oito meses sem notificação da Covid-19, São Tomé das Letras, no Sul de Minas, registrou o primeiro caso no município. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da prefeitura da cidade na manhã desta quinta-feira (5). Agora, apenas Cedro do Abaeté, na região Central, e Pedro Teixeira, na Zona da Mata, permanecem sem registros da doença.
Segundo o Boletim Epidemiológico emitido pela prefeitura da cidade, o paciente, que não teve sexo nem idade divulgados, reside em São Tomé e esteve em viagem a trabalho na cidade de São Paulo. Por apresentar sintomas mais leves, o paciente está em isolamento domiciliar.
Ainda nesta quinta, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou 364.541 casos da doença e 9.128 mortes em Minas Gerais, desde o início da pandemia.
Recentemente, em uma entrevista ao Portal Amirt, a coordenadora de vigilância em saúde do município, Natalia Ribeiro dos Santos Silva, explicou que a instalação de barreira sanitária e a restrição de turistas foram primordiais para que a cidade não fosse atingida pelo vírus. Apesar das medidas, o município confirmou hoje o primeiro caso da doença.
São Tomé das Letras é uma cidade turística e possui cerca de sete mil habitantes. De acordo com Natalia, o município recebe, atualmente, 20% da capacidade total de turistas para evitar a disseminação da doença.
Dos 853 municípios mineiros com casos do novo coronavírus, 651 já contabilizaram pelo menos uma morte em função da Covid-19.
Foto: Divulgação/Acervo Ascom São Tomé das Letras