Já estão abertas as inscrições para aqueles que querem participar presencialmente da Missa da Consciência Negra conduzida pelo padre Jarbas Rodrigues de Mattos, vigário do Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia. A celebração acontece às 12h do dia 20. A transmissão será feita ao vivo pelas redes sociais, simultaneamente, nos endereços do Youtube, site , Instagram e pelo Facebook.
Padre Jarbas Matos destaca que serão somente 160 senhas distribuídas para as pessoas interessadas em participar da Missa, até a próxima quinta-feira (19), na Secretaria do Santuário das 8h às 12h e das 14h30 às 17h. No entanto, ele ressalta que em razão da pandemia não haverá a distribuição das comidas típicas, assim como as danças tradicionais. “Pedimos a presença de todos usando máscaras, fazendo higienização das mãos com álcool gel, sendo medida a temperatura de todos, evitando aglomerações”, salientou. Ele ainda lembra que os lugares serão marcados para manter o distanciamento social.
O vigário informou que a celebração tem o sentido de manter a memória religiosa do Dia da Consciência Negra, que será o tema da homilia. “Destacamos o grande feito dos nossos irmãos e irmãs, que muito lutaram para a construção do nosso país”, disse.
Durante a celebração haverá a apresentação do Coral Afro que vai apresentar músicas relacionadas com o tema. De acordo com Inês Fernandes há mais de 20 anos acontecem as apresentações durante essa celebração.
A Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial da FCU, que promove o “Novembro Negro”, estará homenageando o professor Antônio Carlos Marques durante a missa, relembrando a importância da data, sua vida e o legado deixado por ele para o Movimento Negro.
Segundo a coordenadora, Carmem Amâncio, o Dia da Consciência Negra é uma data para marcar a luta do povo negro contra todos os obstáculos históricos, mas é também para fortalecer a importância de combater o racismo no dia a dia. Conhecer a realidade e compreender os processos que contribuem para a continuidade do racismo estrutural é fundamental para repensar e reconstruir nosso modelo de sociedade.
Ainda durante a Semana da Consciência Negra estará acontecendo nesta terça-feira (17) às 19h o V Congresso Étnico-Racial com a Prof. Dra. Anny Ocoro. As inscrições podem ser feitas pelo link.
O Novembro Negro é promovido pela Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e Departamento de Cultura. São parceiros e apoiadores o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi Pontal), o Núcleo de Pesquisa em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Ações afirmativas (Nepere) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba