Samu realiza 2.213 atendimentos em Passos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um programa que tem como finalidade prestar socorro á população. O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer ambiente. Seja em residências, locais de trabalho ou vias públicas o socorro é sempre feito após chamada gratuita, pelo número 192.

Sendo assim, só nesses primeiros cinco meses do ano, o Samu de Passos já registrou 2.213 atendimentos no município. Desse número, 1.574 foram realizados pela Unidade de Suporte Básico (USB) que é uma viatura tripulada pelo condutor e um técnico de enfermagem, utilizada em casos de menor gravidade. Já outros 639 foram realizados pela Unidade de Suporte Avançado (USA), a qual é composta por um condutor, um técnico em enfermagem e um médico. A USA é considerada uma UTI móvel, capaz de atender aos casos de maior gravidade.

Sendo assim, os atendimentos mais recorrentes foram de natureza clínica, sendo 1.517 casos atendidos, seguidos por causa de traumas que correspondem 535 casos, psiquiátricas com 70, obstetrícia 59 e pediátrica com um total de 32. A faixa etária que mais requisitou o auxílio do Samu foram os idosos, grupo de pessoas acima de 60 anos com um total de 790 dos casos. Além deles, outro grupo etário foram os adultos entre 20 e 40 anos, registrando 639 ocorrências.

A maioria dos atendimentos (1.162) foram a homens; 1.051, a mulheres. Ao total, 1.474 foram considerados de Código Amarelo (urgência); 660, Código Vermelho (emergência); e 79, Código Verde (baixa complexidade).

Por fim, além dos atendimentos realizados presencialmente, a equipe do Samu também prestou mais de 1 mil orientações médicas por telefone, sendo esse o método utilizado quando não é caso de urgência ou emergência, mas o médico regulador auxilia o solicitante a como proceder. Ainda houve 337 saídas de ambulância que retornaram sem realizar os atendimentos (esses casos englobam desde chamadas falsas a situações que, quando a viatura chega, a vítima já havia sido socorrida por outros meios ou dispensou o serviço por estar se sentindo melhor).

 

Por Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar