Com o slogan Resultado com Segurança, a Chapa 2 liderada por Luiz Carlos Miranda, venceu a eleição para a vaga de representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Usiminas. É o que indica o resultado extraoficial apresentado pelo próprio Luiz Carlos nesta terça-feira (30). Conforme a assessoria de Comunicação da Usiminas, o resultado oficial será divulgado nesta quinta-feira (1) no hotsite da empresa. Ao todo, quatro chapas disputaram essa vaga no órgão consultivo da Usiminas, sendo que o colégio eleitoral contou com cerca de 32 mil eleitores.
Composta pelo advogado e metalúrgico aposentado, Luiz Carlos Miranda, e pelo engenheiro de Segurança Industrial, Edílio Ramos Veloso, a Chapa 2 ganhou com cerca de 80% dos votos a eleição realizada nesta última segunda-feira (29), conforme o resultado extraoficial. Os comitês eleitorais estavam localizados em Belo Horizonte, Ipatinga, Cubatão (SP), Guarulhos (SP), Itatiaiuçu (MG), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES), cidades onde a empresa possui unidades fabris e de negócios.
Na eleição passada, a Chapa 5, composta pelo titular Luiz Carlos Miranda Faria e pelo suplente Jorge Malta, foi eleita com 54,8% dos 6.518 votos válidos.
Desafios
Em entrevista ao Diário do Aço, o advogado e aposentado Luiz Carlos Miranda, que irá para seu segundo mandato, destacou seu compromisso no Conselho de Administração e seus principais desafios que enfrentará durante sua gestão. Nesses próximos dois anos irei continuar representando os empregados e aposentados, e vou trabalhar para que a empresa possa ter energia para produzir cada vez mais. No primeiro momento, preocupamos em tirar a empresa do fundo do poço. Agora, estamos pensando mais longe, fazendo um planejamento estratégico para crescimento da empresa, afirma.
Segundo Luiz Carlos, dos 11 conselheiros que atuam na Usiminas, o representante dos trabalhadores é o único que é escolhido por meio de votação, o restante é por indicação. A posse ocorrerá no dia 26 de abril, na sede da empresa, em Belo Horizonte, com a presença de todos os conselheiros, acionistas e empregados, que discutirão todos os procedimentos da Usiminas. Inclusive, nesse dia é possível mudar várias coisas, como conselheiros e até mesmo o presidente, menos o meu cargo, já que ganhei a eleição, pontua.
O suplente, Edílio Ramos Veloso, ressaltou a importância desse cargo para os trabalhadores e também garante que irá se preocupar com o desenvolvimento da Usiminas. Vamos levar essa representatividade tanto para os empregados como buscar um resultado melhor para empresa. Além disso, há alguns pontos que merecem atenção, como o horário de trabalho dos operários, a própria participação deles no lucro da empresa e a preocupação com a saúde do trabalhador, sintetiza.
Sugestões
Miranda destaca sugestões que serão trabalhadas dentro do conselho da Usiminas, dentre elas, algumas até já estão em andamento: Bolsa de estudo para filhos de operários, a retomada dos investimentos na planta da Usiminas em Ipatinga, com a reforma do alto-forno 1; a suspensão imediata das demissões coletivas; reaproximação da Usiminas da sociedade civil organizada; pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aos empregados das Empresas Usiminas; intervenção junto aos principais acionistas pela pacificação administrativa e fim das brigas judiciais pela governança corporativa; defesa do estudo para reabertura das áreas primárias em Cubatão; apoio às associações de Aposentados em Ipatinga e Cubatão; visita e reuniões periódicas a cada uma das unidades da empresa espalhadas pelo país.