imageminovamidia

0

Dias

0

Horas

0

Minutos

0

Segundos

Restrição ao crédito impacta as vendas

Em Minas, emplacamentos recuam 4,75% em maio

Em Minas Gerais, a maior restrição de crédito e a queda no poder de compra dos consumidores impactaram de forma negativa as vendas de veículos novos em maio. Mesmo com quatro dias úteis a mais que em abril, os emplacamentos recuaram 4,75% na comparação de maio com o mês imediatamente anterior. Frente ao quinto mês de 2022, a diminuição das vendas dos veículos novos foi ainda maior, 19,09%. Ao longo de maio, foram emplacadas 46.987 mil unidades em Minas Gerais.

Apesar do resultado mensal negativo, no acumulado do ano, os emplacamentos cresceram 9,61% e somaram 233.306 unidades no Estado.

Em Belo Horizonte, foram 26.663 veículos emplacados ao longo de maio, o que representou uma queda de 17,87% frente a abril e de 32,72% frente ao quinto mês de 2022. No acumulado do ano, o resultado ainda é positivo, com aumento de 4,82% e 143.056 novas unidades vendidas.

Para junho, as estimativas são de nova queda nos resultados. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) a retração é esperada por conta de o consumidor estar em “compasso de espera” pelo projeto do governo federal que promete reduzir o preço dos veículos.
Em nota, o presidente da Fenabrave, Andreta Jr, explicou que, no fechamento de maio, o setor ainda não tinha sentido os reflexos da espera do consumidor pelos incentivos prometidos pelo governo federal para acelerar as vendas de automóveis comerciais leves.

Segundo ele, a retração pode ser atribuída à restrição de crédito e à queda no poder de compra do consumidor. “Ainda não houve tempo para sentirmos o efeito dos cancelamentos de compras de consumidores, que estão à espera da redução de impostos sobre o preço dos carros, pois o anúncio do governo foi feito no dia 25 de maio, portanto, a poucos dias do encerramento do mês. Como há um certo intervalo entre a data da compra do carro e seu registro, devemos sentir uma maior retração nos emplacamentos apenas nos primeiros dias de junho”, disse.

Pesquisar