O deputado federal Renzo Braz viabilizou, junto ao ministério da Saúde, o repasse anual de cerca de R$ 2 milhões por ano para a Casa de Caridade – Hospital São Paulo (HSP). O recurso refere-se ao custeio de 10 leitos de retaguarda e da Gestante de Alto Risco, serviços já oferecidos pelo HSP, mas até então não custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O repasse foi uma solicitação do deputado Renzo Braz ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, que atendeu ao pedido prontamente.
Em fevereiro de 2017, o parlamentar já havia garantido o repasse de recursos para manutenção de outros 10 leitos de retaguarda. Com mais esses 10 leitos de dezembro, o HSP passa a receber pelos 20 leitos de retaguarda já em funcionamento desde a criação da Rede de Urgência e Emergência (RUE).
O Hospital São Paulo é o único da região a realizar parto de risco habitual e de alto risco, através da UTI Neonatal e Pediátrica instalada na instituição em abril de 2003. A unidade tem atendimento 100% SUS de Muriaé e região. No entanto, desde sua criação não recebe nenhuma verba federal para sua manutenção.
Através de nova mediação do parlamentar, os repasses estão em vigor desde a data de publicação da Portaria, em 27 de dezembro de 2017, mas por se tratar de programas, o repasse será feito para o Estado, que irá publicar resolução com as metas quantitativas e qualitativas a serem cumpridas pelo hospital.
As metas são validadas e acompanhadas pelas comissões dos programas que foram habilitados. O hospital receberá o recurso após a comprovação e validação do cumprimento das metas.
Fonte : Rádio Muriaé
Postado originalmente por: Rádio Muriaé