Rede Minas exibe espetáculo que marca a estreia da primeira mulher como regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Programa Harmonia mostra “Concertos da Liberdade”, com a maestra Ligia Amadio, neste sábado (11)

Na semana em que é comemorado o Dia da Mulher, uma das mais destacadas regentes brasileiras da atualidade comanda a batuta da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. A maestra Ligia Amadio é a primeira mulher que assume o posto, como titular, na OSMG, fundada há 46 anos. A apresentação em que ela dá início aos trabalhos aconteceu na última terça-feira, no Palácio das Artes, e chega ao público, pela telinha, na Rede Minas. O programa Harmonia exibe “Concertos da Liberdade”, neste sábado (11).

A apresentação conta com um repertório especial que inclui obras de grandes compositoras pioneiras na história da música. Os musicistas executam “Gaúcho” e “Atraente”, de Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935). Tem, também, “Noite de São Paulo”, composta pela primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Música e primeira maestra brasileira, Dinorá de Carvalho. Em seguida, a pianista convidada Linda Bustani empresta seu talento na peça “Rapsódia sobre um tema de Paganini”, de Sergei Rachmaninoff. Para encerrar, obras de Amy Beach, compositora e pianista americana pioneira na música artística em grande escala.

Ligia Amadio
Graduada na POLI-USP e na UNICAMP, com mestrado pela UNICAMP e doutorado na UNESP, a maestra atuou como regente titular e diretora artística da Filarmônica de Montevidéu, no Uruguai; da Filarmônica de Bogotá, na Colômbia; da Filarmônica de Mendoza e da Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo, na Argentina; e das orquestras Sinfônica Nacional, Sinfônica de Campinas e OSUSP, no Brasil. Sua discografia reúne 11 CDs e cinco DVDs. Recebeu diversos prêmios, entre eles no Concurso Internacional de Tóquio (1997), II Concurso Latino-Americano em Santiago do Chile (1998), APCA (2001), Prêmio Carlos Gomes (2012), Ordem de Rio Branco (2018) e Prêmio Alumni USP (2022).

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. Criada em 1976, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013. Seu atual regente titular é Silvio Viegas e André Brant ocupa a função de regente assistente.

Com apresentação de Luciano Correia, o Harmonia vai ao ar neste sábado (18), às 16h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/como-sintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9; Claro TV (Net) 20 e Claro TV HD (Net) 520; Oi Fibra 9; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina (StarOne D2 a partir do dia 17/02).

As informações são da Rede Minas.

Pesquisar