Recuperação e esperança renovada. Conheça Comunidades Terapêuticas de Muriaé.

Recuperação e esperança renovada. Conheça Comunidades Terapêuticas de Muriaé.

As comunidades terapêuticas (CTs) são modalidades de intervenção clínica voltada para dependentes químicos. As primeiras iniciativas do modelo se iniciaram em meados do século XX, vindas do Reino Unido e Estados Unidos, tendo no Brasil a primeira criada nos anos 60 no estado de Goiás.

Elas acolhem os usuários problemáticos de substâncias psicoativas, os apoiam, e interrompem o uso auxiliando para que se organizem retomando suas vidas sociais.  As comunidades são administradas por civis e se mantem com doações, projetos governamentais e participações populares, sendo a maioria ligadas a movimentos religiosos.

Existem hoje, aproximadamente 1.800 instituições no Brasil e em Muriaé levantamos algumas para que conheçam mais deste trabalho tão importante.

 

COMVIDA – Comunidade Terapêutica Fazenda Vida Nova

Criada em 1998 por voluntários do grupo familiar Amor Exigente. Seu nascimento se deu diante da dificuldade do tratamento destes dependentes que na época necessitando de tratamento, eram enviados para comunidades no sul do país.

A comunidade está localizada na zona rural de Rosário da Limeira, tem capacidade para 44 pessoas adultas do sexo masculino e as internações devem ser totalmente voluntárias. O tratamento tem período de 06 meses e a instituição se mantem com doações e participações e conta com convênios que possibilitam a internação sem custos.

Para mais informações, orientações ou doações:

O escritório central funciona de segunda a sexta de 08:00-11:00 / 13:00-16:00.

Fica localizado na Rua Dr. Afonso Canêdo nº 47 Centro Muriaé- MG (anexo a Matriz São Paulo).

Contatos: 3728-2195 / [email protected]

Redes Sociais: CT Comvida no Facebook e @ctcomvida no instagram

 

CRISTOLÂNDIA

A Cristolândia no Brasil nasceu em 2009 dentro da cracolândia com o objetivo de reduzir os danos causados pela rua e pelo uso de drogas. Hoje somos 43 unidades no Brasil.

O programa da Cristolândia em MG se inicia em Belo Horizonte e concluí em Muriaé. Nossas unidades estão localizadas em BH (Triagem), Betim (Fase 1-Desintoxicação), Governador Valadares (Unidade Feminina), e Muriaé (Fase 2-Ressocialização).

A comunidade tem um programa de ressocialização para homens que estão em situação de vulnerabilidade social e em uso de drogas. Requisitos: Idade entre 18 a 57 anos, não fazer uso de psicotrópicos, estar em situação de rua, possuir documentação básica e se voluntariar livremente.

A comunidade e o escritório estão localizados na Chácara Leblon, Rua Luciano Rodrigues de Paula nº 2100 Muriaé-MG e tem capacidade para 24 pessoas adultas do sexo masculino. A instituição se mantem com participações, aceitam doações e a internação não tem custos.

Por conta da pandemia os protocolos estão alterados, sendo importante entrar em contato para informações antes de deslocamento até o local.

Contato: Érica (32) 99946-4816

Site ou redes sociais: https://www.cristolandia.org / @cristolandiamuriae

 

PROJETO REVIVER

Criado em 2002, tem como objetivo principal a ressocialização do ser humano mostrando que é possível ter uma vida sóbria, tendo como ferramenta principal a palavra de Deus, levando a um encontro com Jesus.  Junto temos também acompanhamento terapêutico.

A comunidade fica na Pratinha na BR 356 sentido Itaperuna-RJ e tem capacidade para 15 residentes adultos do sexo masculino.

O escritório central fica na Rua Alcir Pires Vermelho nº 136 Bairro São Francisco

Para se ingressar é necessário que o paciente seja voluntário, já que o tratamento não é compulsório, realizar alguns exames clínicos e psicológicos, e contribuir com uma ajuda mensal de 600,00 reais.

Contatos:

Pastor Josiel (32) 98821-2364

Pastor Fabiano (32) 98887-7388

Projeto: (32) 99908-2087

 

Comunidade Terapêutica Resgatando Vidas

Criada em 2018, tem como objetivo a recuperação e acolhimento psicológico de dependentes químicos.

A comunidade fica localizada no distrito de Boa família Muriaé-MG na Fazenda Cachoeira Alta (Pereiras), tem capacidade para 30 internos e para inclusão de pacientes é necessário que seja voluntário, realização de alguns exames laboratoriais, laudos médicos e psiquiátricos (caso necessário) e para informações de custos é necessário contato com os responsáveis.

Contatos e Informações:

Mario Moreira – Diretor social (32) 98879-5974 ou 98459-3384

Maurício Motta Lugão – Psicólogo (32) 98808- 5544

Adgar Celio Rodrigues – Diretor Presidente (32) 98402-2539

 

O setor de jornalismo da Radio Muriáe buscou informações sobre comunidades terapeuticas de Muriaé e região que atendessem pacientes do sexo feminino, porem não conseguimos nenhuma instituição em pleno funcionamento atualmente.

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar