São Paulo – Conferências presenciais em Las Vegas (EUA) vão discutir o que mudou para o rádio no pós-pandemia e como o meio fez para agregar novas receitas
Em outubro será realizada a primeira edição presencial do NAB Show desde 2019, conferência que foi para a internet durante a pandemia e agora vislumbra com a clara possibilidade de realizar uma programação física em 2021. O mesmo ocorrerá com o Radio Show, considerado principal evento da indústria de rádio e que será realizado de forma simultânea com o NAB Show 2021. Na pauta estão as formas de como as emissoras conseguiram agregar novas receitas às suas atividades, o que mudou durante a pandemia e como será o “Novo Melhor” para o setor.
Segundo a imprensa norte-americana especializada no setor de comunicação, o Radio Show 2021 está com sua programação prevista para os dias 13 a 14 de outubro no Westgate Las Vegas Resort & Casino. O local é bem próximo do Las Vegas Convention Center, onde a programação de interesse dos radiodifusores acontecerá no North Hall, entre os dias 10 à 13 do mesmo mês.
O Radio Show 2021 será iniciado na quarta-feira (13 de outubro) a partir das 10h40 (horário local, 14h40 de Brasília). A grade foi organizada de uma forma que os participantes do congresso de rádio possam também acompanhar todos os pontos de interesse do NAB Show (saiba mais no final deste texto). Portais especializados como o Inside Radio lembram que é curta a caminhada entre o Westgate (Radio Show 2021) e o North Hall do centro de convenções.
A abertura do Radio Show será com a apresentação do Prêmio Nacional de Rádio e, na sequência, será realizada a primeira conferência, com o título “Qual é o seu negócio”. Nela, os participantes irão analisar o que as estações estão fazendo para ampliar os resultados em seus mercados locais, além de capturar receitas adicionais.
Na sequência, às 12h40, ocorre uma sessão chamada “Mostre-me o dinheiro”, que abordará a identificação e o entendimento de oportunidades de crescimento, seja para curto prazo ou para o futuro. Essa grade é seguida à tarde por uma agenda que conta com a “Criação de líderes e cultivo de forças de trabalhos diversas”, grade de 80 minutos dividida em duas partes. Nessa programação estão temas como planejamento, tomadas de decisões, melhores processos de trabalho, diversidade e igualdade na indústria de rádio, entre outros pontos.
Também haverá na quarta uma sessão chamada de “Personality Podcasting For Dummies”, um jeito bem humorado para trabalhar conceitos básicos na criação e execução de podcasts, passando pelas áreas de conteúdo, marketing e monetização. Personalidades é a forma como o rádio norte-americano chama o profissional do ar, ou seja, o comunicador (apresentador e/ou radialista).
“The New Better”
Muito se fala do “novo normal”, conceito usado desde o início da pandemia para tratar sobre eventuais mudanças nas formas de trabalho e comportamento durante e após a pandemia da covid-19. Já o Radio Show preferiu chamar essas questões de “The New Better”, ou seja, “O Novo Melhor”. Na sessão que abrirá o segundo dia do congresso, os líderes do setor de rádio nos Estados Unidos vão falar de como enfrentaram esse momento e o que ficará desse aprendizado para a sequência pós covid-19.
Neste mesmo dia ocorrerá uma sessão com especialistas em engenharia e TI, profissionais estes que irão discutir o que é aplicável no pós-pandemia e os ensinamentos ao setor. Chama a atenção neste caso o nome do painel, que é “Operações de estação híbrida”, termo muito usado para indicar o futuro possível do setor.
Também será discutida a possibilidade de contar com a geração de conteúdo em qualquer hora e em qualquer lugar, ou seja, a pandemia acentuou o trabalho de equipes remotas, inclusive dos apresentadores de rádio. E como aproximar um comunicador que está distante fisicamente da comunidade onde seu programa está sendo apresentado? São algumas das questões que devem ser debatidas na tarde do segundo dia,
Outro destaque é a sessão “Radio Works”, que acontecerá na tarde do segundo dia. Nela, os debatedores mostraram a criatividade em publicidade e promoções, como é a perspectiva a partir do ponto de vista de anunciantes e agências, orçamentos promocionais, evolução do marketing no pós-pandemia, entre outros pontos.
NAB Show 2021: principais pontos de interesse
Um dos acessos internos do Las Vegas Convention Center durante o NAB Show 2018 / crédito: tudoradio.com
Segundo a imprensa norte-americana especializada em rádio, as atrações do Main Stage (palco principal do NAB Show) que devem despertar um maior interesse do setor são: One on One com Nick Cannon (09/10 – 14h), NAB Show Sunday Kick Off com Jim Gaffigan (10/10), State of the Broadcast Industry Address (11/10) e NAB Broadcasting Hall of Fame Inductions (11/10). Segundo o Inside Radio, também é ponto de interesse conferências como Broadcasting Engineering & IT Conference, a Business of Media Conference e o Audio Engineering Society (AES) Show. E também há a expectativa da realização de um Pavilhão de Podcasting.
Delegação brasileira e WEBNAB 2021
Segundo informações obtidas com as associações do setor que costumam organizar anualmente a ida da delegação brasileira ao NAB Show, o setor está em tratativas com os representantes da entidade norte-americana e consulados para ver a viabilidade da participação dos radiodifusores do Brasil, tirando dúvidas sobre o que será considerado para o ingresso dos participantes nos Estados Unidos. Há uma possibilidade da programação de 2021 ser mais voltada ao mercado norte-americano, ou seja, com uma grade menos internacional.
Eventos adiados, planejamentos de formatos híbridos ou versões apenas via internet tem sido uma constante no planejamento do setor em todo o planeta. Recentemente o IBC Show teve sua edição de 2021 adiada para dezembro. Já outros eventos, como o Paris Radio Show, foram empurrados para 2022.
Como é um ano atípico, com o NAB Show sendo realizado em outubro e não em abril (como é a tradição) e demais questões que podem interferir no planejamento dos participantes, uma outra oportunidade de se manter informado sobre os temas discutidos será a realização do WEBNAB 2021, que estará em sua segunda edição e está previsto para novembro. A grade, idealizada para ser um evento pós-NAB Show com foco nos brasileiros, é realizada e organizada pela ZYDigital e teve a sua primeira edição em 2020.
“Main Stage” do NAB Show 2019, edição presencial mais recente / crédito: tudoradio.com