Fotos/Jairo Chagas
Morador do bairro Antônio Barbosa, em Uberaba, entrou em contato com a reportagem do Jornal da Manhã para denunciar um problema com fumaça gerada por queimadas. Conforme o homem, a situação ocorre em uma chácara localizada na rua Durval de Miranda Cardoso entre os bairros Antônio Barbosa e Maringá I, onde é colocado fogo em folhas secas, o que gera preocupação.
“O caseiro fica colocando fogo nas folhas secas o dia inteiro, inclusive causando vários incêndios nas imediações nos últimos meses. Já pedimos para não colocar fogo, mas ele continua colocando mesmo assim e ainda foi grosso conosco. Nós, moradores do Antônio Barbosa, Maringá e imediações estamos sofrendo com a fumaça”, acusou.
Ainda conforme o morador, ele encontrou dificuldades ao tentar reclamar para algum órgão. “Cada um joga a responsabilidade para o outro, já ligamos nos Bombeiros, Prefeitura, Polícia Militar, Guarda Municipal”, disse e pontuou ainda que o problema é recorrente. “A situação ocorre há no mínimo uns 3 anos, mas esse ano está pior, antes ele botava algumas vezes ao mês, mas agora tá todo santo dia, várias vezes ao dia.”
A reportagem do Jornal da Manhã esteve no local e verificou que havia alguns pequenos amontoados de folhas queimadas. O caseiro conversou com a reportagem e explicou que queimou algumas folhas, pois o soprador estava queimado, mas que a situação não é frequente.
“Te juro, tinha um século que não tinha fogo (sic), isso aconteceu só ontem e em poucas folhas. Foi só dentro da propriedade e a chácara é grandona, em volta não teve fogo não teve nada. É longe das casas, os montes são muito pequenos, queimam rapidinho”, justificou. Questionado, o caseiro também disse que a situação não voltaria a acontecer.
Quanto ao procedimento formal, a reportagem também acionou a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) para verificar como o morador deve proceder em casos como este. O Departamento de Posturas é o responsável pela fiscalização no local, em relação ao caráter de abandono e queimada, pois essas situações são passíveis de autuação de acordo com a legislação.
Após a demanda ser repassada, fiscais do departamento de Posturas estiveram no local e na visita o fiscal não constatou caráter de abandono. Quanto à queimada não foi possível constatar essa ação em larga escala. “Foi possível ver pequenos resquícios de queimadas, sendo o caseiro orientado verbalmente. A Posturas fará monitoramento do local. Caso tenha alguma imagem que possa confrontar o caseiro, pode ajudar o departamento na fiscalização que fará o monitoramento do local”, explicou.
A denúncia pode ser feita diretamente no Departamento de Posturas nos telefones 3331-2313 ou 3331-2312, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. E ainda para o Cidade Ativa pelo 0800 940 0101, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Lembrando que o Corpo de Bombeiros também pode ser acionado em caso de queimadas.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba