Quase 200 pessoas foram autuadas em Uberaba este ano por não usarem máscara

O descaso com a máscara de proteção facial é tamanho que, muitas vezes, o item acaba descartado de forma irregular (Foto/Arquivo JM)

Álcool gel, distanciamento e máscara já fazem (ou pelo menos deveriam fazer) parte da rotina diária de todo brasileiro. Mas, mesmo depois de mais um ano no enfrentamento à Covid-19 ainda tem quem desobedeça as medidas de biossegurança. Só em 2021, 195 pessoas foram multadas por falta de máscara, segundo balanço do Departamento de Posturas da Secretaria de Defesa Social até o último fim de semana.

A conscientização das pessoas sobre as medidas de contenção da Covid-19 é um dos grandes desafios dos governantes. Inclusive, tanto a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) quanto o governador Romeu Zema (Novo) reforçam diariamente a necessidade de engajamento da população para colaborar, seguindo à risca as regras impostas, uma vez que o colapso na saúde é real, tanto na pública quanto na privada.

Mesmo diante da delicadeza do momento que vivemos na pandemia, 20 autuações foram lavradas pelo departamento de Posturas só no último fim de semana, sendo sete por realização de festa familiar, uma interdição e quatro notificações. Além disso, a Guarda Municipal informou ao Jornal da Manhã que foram realizados, no mesmo período, 109 atendimentos com relação à fiscalização do cumprimento dos decretos, além de cinco patrulhas mistas junto à Polícia Militar e Posturas.

“As ações resultaram 41 autuações por falta de máscara, 13 atuações por visitas sociais ou eventos, uma por realização de atividade esportiva, quatro por atividade comercial em desacordo com o decreto em vigência e duas pelo consumo de bebida alcoólica em via pública”, elenca a corporação, em nota.

Transporte público. Um dos pontos mais sensíveis da transmissão do coronavírus é o transporte público. Mesmo com a determinação do decreto municipal em vigência para que apenas 12 pessoas circulem em pé nos ônibus, a realidade que os usuários do transporte relatam é bastante diferente, encontrando veículos sempre lotados, mesmo fora dos horários de pico. A reportagem do Jornal da Manhã questionou a Prefeitura de Uberaba com relação à fiscalização dos ônibus e o secretário de Defesa Social, Glorivan Barbosa, explicou que a, ao contrário das reclamações, há intensa fiscalização por parte do Município e que essa fiscalização, inclusive, traz excelentes resultados, sobretudo nos terminais.

Leia também: Elisa descarta "falta de pulso" contra empresas do transporte coletivo; só em 2021 já foram aplicadas 80 multas

"Não há flexibilização, há regulamentação do comércio", diz Elisa

A reportagem solicitou informações adicionais sobre a forma como essa fiscalização é feita e, em nota, a assessoria de imprensa da pasta limitou-se a informar que “a fiscalização permanece da mesma maneira que estava sendo realizada antes do decreto 371/2021, com controle de embarque nos terminais de ônibus e fiscais embarcando nas linhas durante o dia para verificar se está havendo o descumprimento das normas vigentes. Caso seja identificado algum problema, é feita a intervenção para regularizar a situação. Nos horários de pico, o controle de embarque é reforçado com o apoio da Guarda Municipal”.

Sobre as multas aplicadas às empresas pelo descumprimento das normas, a Superintendência de Transporte Público informou ao Jornal da Manhã que “já foram feitas 170 notificações e 37 autuações referentes ao transporte público durante o ano de 2021, sendo que não foi realizada nenhuma notificação ou autuação durante o último fim de semana. Não há dados das autuações pagas ainda, pois as empresas podem recorrer em três instâncias – a defesa prévia, a Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Transporte (JARIT), e depois junto à Procuradoria – sendo o pagamento feito apenas após percorrer todas essas instâncias”.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar