Quanto tempo leva para um hacker descobrir a sua senha?

A “façanha” pode ser realizada independentemente da combinação entre letras, números e símbolos do código de acesso.
A pesquisa foi realizada pela Hive Systems. Para chegar a essa conclusão foi utilizado o site How Secure is My Password (O quão seguro é a minha senha), que calcula em quanto tempo uma senha pode ser descoberta.
O infográfico, resultado dos testes, leva em consideração a utilização de senhas com números, letras minúsculas e maiúsculas e símbolos. Além disso, para chegar no tempo em que o código pode ser quebrado foi utilizado o parâmetro do ataque de “força bruta”.
Esse método hackear consiste em realizar tentativas e erros para conseguir não somente senhas, mas nomes de usuários, páginas na web, chaves para criptografia e mais. Veja, abaixo, o infográfico completo.
Infográfico feito pela Hive Systems mostra o tempo para quebrar vários tipos de senhasFonte: Hive Systems/Divulgação
Quando a senha fica segura?
O estudo mostra que senhas com até oito caracteres não levam mais de oito horas para serem descobertas, independente da combinação de elementos. Um hacker pode levar também meros 5 segundos para descobrir um código de seis caracteres que possui letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.
Pode-se dizer que as senhas começam a ficar realmente seguras contra ataques de força bruta a partir de 10 caracteres. Se entre esses caracteres estiverem todas as variações possíveis, um criminoso virtual levaria pelo menos 5 anos para ter acesso ao código.
No caso mais seguro possível estão as senhas com 18 caracteres e todos os símbolos, letras e números. Nesse cenário, o hacker levaria simbólicos 7 quatrilhões de anos para conseguir ter acesso a partir de tentativa e erro.
Apesar da curiosidade em relação aos números, a Hive Systems pontuou alguns detalhes sobre o assunto. Em uma publicação no Reddit, onde o assunto viralizou, a empresa lembrou que esse foi um trabalho realizado para atualizar um outro gráfico produzido em 2012.
A empresa também argumentou que os tempos apontados não indicam que o trabalho de força bruta seria realizado por um hacker pessoalmente, mas sim a partir de um computador que fosse programado para isso.
“Esse é um bom visual para mostrar às pessoas que não estão na nossa indústria porque senhas melhores trazem mais segurança. Ultimamente, esse (o gráfico) é uma das várias ferramentas que podemos usar para falar de cibersegurança”, publicou a Hive Systems.
Dicas
De acordo com o Security.Org, instituição responsável pelo site How Secure is My Password, algumas dicas básicas podem ajudar o usuário a criar uma senha segura. A organização começa lembrando que um código ideal possui 16 caracteres ou mais e deve incluir combinações de letras, números e símbolos. Além disso, outros aspectos são listados:

Uma senha não deve ser compartilhada entre várias contas;
Não deve incluir informações pessoais do usuário como endereço ou número de celular. No geral, o melhor é não incluir qualquer informação que possa ser acessada pelas redes sociais como nome dos pais, filhos ou animais de estimação;
Não deve contar com letras e números consecutivos (abc ou 123, por exemplo);
Não deve incluir a palavra “senha” ou uma mesma letra ou número repetido.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar