Público lota Praça da Liberdade na comemoração dos 127 anos de Belo Horizonte promovida pelo Governo de Minas 

Estreia da Iluminação Monumental do Palácio da Liberdade e show de drones emocionaram público presente

Iluminação Monumental Palácio da Liberdade. Foto: Leo Bicalho/Secult-MG

Belo Horizonte completou 127 anos nesta quinta-feira (12) em grande estilo. Para celebrar a data, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação Clóvis Salgado e parceiros organizaram uma programação especial com várias atrações culturais. Os destaques foram: a inauguração Iluminação Monumental permanente do Palácio da Liberdade, realizada em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e o show com 400 drones, patrocinado pela Cemig, que coloriram a Praça da Liberdade e encantaram a multidão presente.

Às 19h, foram acesas pela primeira vez as luzes cênicas que iluminarão de forma permanente o palácio, destacando os detalhes de sua arquitetura. Coordenada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), a iluminação faz parte da restauração completa do prédio histórico, financiada com recursos oriundos do MPMG e contemplada por meio do Semente, o núcleo de projetos socioambientais da instituição.

Iluminação Monumental Palácio da Liberdade. Foto: Leo Bicalho/Secult-MG

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Olivera, destacou a parceria constante do MPMG com o Governo do Estado em prol da cultura, do turismo e da defesa do patrimônio.

“Há dois anos, tivemos fortes chuvas que danificaram muito o Palácio. Em parceria com procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Jr., criamos o projeto ‘Minas Para Sempre’, que restaurou muitos patrimônios em Minas Gerais”, agradeceu o secretário.

O procurador geral Jarbas Soares destacou a importância do investimento realizado pela instituição.

“O Ministério Público consegue reverter os danos causados ao Estado em multas, condenações e indenizações. Esses recursos que estão investidos aqui no Palácio da Liberdade, algo em torno de R$ 10,5 milhões, vêm exatamente desse trabalho. São recursos do povo de Minas Gerais recuperados pelo Ministério Público, que tem entre suas funções a defesa do meio ambiente e a proteção do patrimônio cultural”, declarou o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior.

Ao longo do ano, a tonalidade escolhida pelo Iepha-MG foi o âmbar. Mas em datas especiais, como o Natal e o Outubro Rosa, por exemplo, o centro cultural poderá receber também projeções luminosas em cores diferentes do projeto original.

Cantata de Natal Copasa

Cantata de Natal da Copasa. Foto: Leo Bicalho/Secul-MG

Logo após o acendimento das luzes, a Orquestra Jovem das Gerais apresentou a Cantata de Natal Copasa. Um repertório mesclando músicas eruditas e populares, como “Libertando”, de Piazzola; “Então é Natal”, de Cláudio Rabello; “Sinfonia 25”, de Mozart, e “Papai Noel”, de Assis Valente”, animaram o público.

A psicóloga Ione Da Penha Araújo foi uma das centenas de pessoas que dançavam no local.

“Vi no Instagram que teria esse evento e vim acompanhar de perto. Está tudo lindo, tudo maravilhoso. A iluminação está muito bonita e  a música também. Estava lá atrás, mas fiz questão de vir para perto para ver melhor”.

Show de drones

Encerrando a noite para emocionar ainda mais o público da capital, um show de 400 drones uniu arte, tecnologia e tradição, para celebrar o aniversário de BH e a universalidade do espírito natalino. A ação, que teve patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), integrou a programação do Natal da Mineiridade. 

Símbolos tradicionais do Natal, como o nascimento do menino Jesus, a árvore de Natal, os três Reis Magos e o Papai Noel estamparam o céu de Belo Horizonte, acompanhados de ícones da capital mineira, como a Praça Sete e o famoso bordão “BH é nois!”.

Aniversário de 127 anos de BH. Foto: Leo Bicalho/Secult-MG

Nascida em Três Pontas, no Sul de Minas, a enfermeira Lucielena Garcia ficou encantada com a celebração do aniversário da cidade, onde já mora há mais de 25 anos.

“Inexplicável de tão maravilhoso. Eu fiquei tentando entender como esse aparato tecnológico conseguiu fazer os drones trazerem tantas mensagens de luz, em uma época tão festiva para todos nós. Foi a primeira vez que vi um show de drones e achei sensacional”, disse Lucielena, que foi acompanhada da filha, a belo-horizontina Andressa Garcia.

“A gente vem todo ano ver a iluminação da Praça da Liberdade, é uma tradição. E esse show de drones foi espetacular! Parece que trouxe algo especial para Belo Horizonte, sabe!? Uma magia do Natal, do nascimento de Jesus. Muito lindo!”, relatou a jovem de 18 anos, estudante de enfermagem.

Mostras

A programação do Governo de Minas para o aniversário de BH contou ainda com a abertura de duas exposições: “Paisagens da Alma Mineira”, uma retrospectiva individual de Yara Tupinambá com 121 obras, aberta na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes; e “Belo Horizonte Bracher”, mostra inédita com 30 obras do renomado pintor mineiro Carlos Bracher, na Casa Fiat de Cultura.

Aniversário de 127 anos de BH. Foto: Leo Bicalho/Secul-MG

Pesquisar