Promessa cumprida parcialmente por Telê Santana pode ser finalmente paga

Cuca pode cumprir promessa paga parcialmente por Telê Santana, ex-treinador do Atlético

O Atlético está muito próximo de ser bicampeão brasileiro, ganhando o torneio nacional 50 anos após o seu primeiro título, em 1971. Para isso acontecer, basta que o Flamengo não vença o Ceará no jogo desta terça-feira (30) às 20h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Se a equipe carioca vencer os cearenses, o Galo ainda pode confirmar o título na próxima quinta (2), vencendo o Bahia, em Salvador.

Em 1971, o então treinador do Galo, Telê Santana, prometeu caminhar a pé de sua casa, na região da Savassi, em Belo Horizonte, até a Igrejinha de Pires, em Congonhas, cerca de 70 km distante, caso o time ganhasse seu primeiro título. Segundo registros do Estado de Minas, a promessa foi parcialmente cumprida, pois o técnico, o preparador físico Léo Coutinho, enfermeiro Otacílio e diretor de futebol Neri Campos percorreram 25 km da distância, mas se cansaram devido ao longo percurso. Assim, Telê Santana foi levado então dentro de um carro da Polícia Rodoviária Federal (PRF) até o destino final.

Já o atual treinador do time mineiro, Cuca, afirmou, ao ser indagado se poderia cumprir a antiga promessa, que o faria desde que a família de Telê Santana desse o “aval”. Tal qual o ex-técnico, Cuca é declaradamente muito religioso. Renê Santana, filho do Telê, disse em entrevista ao Globo Esporte que seria uma honra à memória do pai, caso Cuca atleticano terminasse de cumprir a promessa feita há 50 anos.

Vale lembrar que há dez anos Cuca já pagou outra promessa como treinador do Atlético. Em 2011, após evitar o rebaixamento do Galo para a Série B do Campeonato Brasileiro, ele percorreu 23 quilômetros a pé junto dos diretores atleticanos à época, Eduardo Maluf e Lásaro da Cunha até a na Sala dos Milagres do Santuário Divino Pai Eterno, em Trindade, no interior de Goiás. Lá eles deixaram uma camisa do Atlético autografada pelos jogadores, como forma de agradecimento.

Foto: Reprodução/Acervo Pessoal/Edmar Campos

 

Pesquisar