Projetos de concessão das BRs 381 e 262 são separados pelo Governo Federal

O governo federal decidiu separar as concessões das BRs 381 e 262. O novo edital da licitação da estrada mineira que ficou nacionalmente conhecida como “rodovia da morte”, devido ao alto número de vítimas fatais, estão disponíveis para consulta pública até o próximo dia 8 de agosto.

Na nova versão, que mantém o trecho da 381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, mas exclui a 262, entre João Monlevade e Viana, no Espírito Santo, os investimentos estão estimados em R$ 5,6 bilhões. Já os custos operacionais, em R$ 3,2 bilhões.

O projeto foi reduzido pela metade, uma vez que a extensão do trecho mantido pelo Ministério da Infraestrutura é de 304 quilômetros contra 686 quilômetros da versão original. O orçamento anterior também caiu e o prazo de concessão foi mantido em 30 anos. A empresa ou consórcio vencedor deverá fazer a recuperação, operação, manutenção e implantação de melhorias, entre elas, obras de duplicação. Já as praças de pedágio estão previstas para: Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.

Agora, tanto a publicação do novo edital quanto o agendamento do leilão devem ocorrer apenas no final do ano, enquanto a assinatura do contrato vai ficar para 2023. Além disso, uma audiência pública virtual está agendada para o dia 3 de agosto.

Informações: Diário do Comércio

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