Programa Ciclo Saúde da Vale chega a Fortuna de Minas

A partir de agora, Fortuna de Minas passa a integrar a rede de municípios beneficiados pelo programa Ciclo Saúde, da Vale. Com foco no fortalecimento da Atenção Primária de Saúde, a iniciativa prevê equipagem de 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, além de ações de apoio à gestão e educação permanente para os profissionais do setor. A primeira ação, já em andamento, é o diagnóstico da Rede de Atenção Básica de Saúde. Os dados coletados irão fundamentar o plano de trabalho desenvolvido em parceria com Secretaria Municipal de Saúde.

Recentemente, também passaram a integrar o programa as cidades de Morada Nova de Minas, Papagaios e Pequi. No total, são 15 municípios atendidos em Minas Gerais.

Tecnologia social desenvolvida pela Fundação Vale, o Ciclo Saúde vem sendo utilizado, desde 2019, para a melhoria da Atenção Básica de comunidades impactadas pelo rompimento da Barragem I e de territórios evacuados. Em pouco mais de dois anos, cerca de 4,5 mil equipamentos foram doados e 880 profissionais de saúde capacitados. “Essa ação reforça o compromisso da Vale com a reparação integral e o bem-estar das comunidades atingidas”, explica a gestora do programa na Reparação da Vale, Juliana Bahia.

O programa que chega agora a Fortuna de Minas já tem dado resultados em outros municípios. Paraopeba, por exemplo, integra a rede de atendimento desde 2020 e já colhe bons frutos. A Secretária Municipal de Saúde, Márcia dos Anjos Ferreira Lopes, destaca a relevância da ferramenta de georreferenciamento para a definição das estratégias de atuação. “Esse é um programa que realmente trouxe efetividade naquilo que nos foi proposto. Além dos equipamentos e das ações de capacitação, ele apoia a gestão por meio do georreferenciamento, com o qual podemos identificar com facilidade o perfil epidemiológico da cidade e a partir daí traçar as metas e ações que melhor irão atender aos nossos munícipes”.

Eixos de atuação do programa

O Ciclo Saúde atua em três principais frentes. O eixo “Equipagem” contempla o fornecimento de instrumentos e mobiliários para fins de aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica, aumentando a resolutividade nos atendimentos e o cumprimento do direito à saúde nos territórios.

O eixo “Promoção e Educação em Saúde” qualifica multiplicadores e profissionais de saúde que atuam nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em temas de atenção, prevenção e promoção da saúde.

Já a frente de “Apoio à Gestão da Atenção Básica” reforça a capacidade da gestão local (Secretarias Municipais de Saúde), incluindo o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e das práticas implementadas, bem como o apoio à informatização e à gestão integrada da informação para suporte, controle e organização dos serviços.

 

Territórios onde o Ciclo Saúde atua

Brumadinho, Mário Campos, Sarzedo, Itabirito, Barão de Cocais, Nova Lima (Macacos), São Joaquim de Bicas, Paraopeba, Pará de Minas, Pompéu, Inhaúma, Fortuna de Minas, Morada Nova de Minas, Papagaios e Pequi.

 

Raio-X do Ciclo Saúde

●      830 profissionais de saúde capacitados nos temas de atenção, prevenção e promoção da saúde;
●      412 horas de formação;
●      77 oficinas já realizadas;
●      Cerca de 4.542 equipamentos entregues entre itens para atendimento, como macas, termômetros, nebulizadores, otoscópios, eletrocardiógrafos, ultrassom odontológico, mobiliário e tablets
●      127 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendidas.

 

Reparação e Desenvolvimento
[email protected]
www.vale.com/saladeimprensa

Postado originalmente por: Portal Sete

Pesquisar