Presidente da CDL Uberaba, Ângelo Crema, avalia como positivo o PIX para o comércio. O novo sistema de transação financeira, adotado pelo Banco Central, estará disponível a partir de novembro de 2020.
Segundo ele, o PIX é uma opção mais barata e rápida para transferir dinheiro de uma instituição para outra e beneficia o mercado varejista pelo imediatismo do pagamento. “O PIX é bem mais eficiente que os atuais TED e DOC, pela resposta instantânea”, avalia o dirigente. Através deste sistema de transação financeira, Ângelo Crema acredita que o lojista poderá inclusive trabalhar mais com descontos, pois o pagamento em dinheiro será no ato da compra. “O PIX trará grandes vantagens para todos. Mudará muito as formas de pagamento. Teremos taxas reduzidas ao utilizarmos o PIX, ao contrário de operações com TED que, em alguns casos, chega a custar até R$20,00. E a operação é concretizada em tempo real”, completa o líder lojista.
Com o PIX, o pagamento será por meio de um QR Code, via celular, como se fosse um pagamento no débito, mas tendo como estímulo uma taxa próxima a zero. No entanto, Ângelo Crema acredita que as atuais máquinas de cartão de crédito/débito “não vão acabar”. Para ele, os dispositivos devem ganhar novo modelo de operacionalização.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba