A preparação das cerca de 700 urnas eletrônicas, que serão utilizadas na Comarca de Ipatinga durante o segundo turno das eleições gerais, começa nessa sexta-feira (19). A previsão é que esse procedimento seja concluído até o dia 25, para que depois possa ocorrer a auditoria e a lacração das urnas, conforme já foi feito no início deste mês. Nesse pleito, que será realizado no dia 28, os eleitores de Minas Gerais votaram apenas para presidente e governador.
Em entrevista ao Diário do Aço, o chefe da 131ª Zona Eleitoral da Comarca de Ipatinga, Leonardo Souza, explicou que nesse primeiro procedimento está incluída, a geração de mídias, que é a cópia dos dados oficiais dos candidatos para uma espécie de pen drive, e a transferência da carga, que significa inserir as informações dos candidatos nas urnas eletrônicas. Vamos fazer o mesmo procedimento que fizemos antes. Quando estiver terminando esse trabalho é que vamos marcar a data da auditoria com juízes, representantes do Ministério Público e de partidos políticos, para iniciar a lacração das urnas, ressaltou.
Outras auditorias
No dia 27 será realizada outra auditoria de algumas urnas eletrônicas no estado de Minas Gerais. A escolha será feita por meio de sorteio. Cinco urnas (uma da capital e quatro do interior) serão submetidas à auditoria de funcionamento, em Belo Horizonte.
Já para a auditoria de verificação da integridade e autenticidade dos sistemas instalados serão sorteadas 16 urnas (uma da capital e dez de municípios-sede de Zonas Eleitorais do interior do estado), conforme estabelece a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.550. Diferentemente da auditoria de funcionamento, a auditoria de verificação é feita na própria seção eleitoral.
A realização do sorteio poderá ser acompanhada, em tempo real, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).