Prefeitura divulga convocação repentina de dentistas para vacinação nesta tarde

Os dentistas com mais de 44 anos de idade serão contemplados com a vacinação contra a Covid-19 na tarde de hoje (29). Eles foram convocados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta manhã, em resposta aos apelos da categoria pela inclusão entre as prioridades na imunização. A convocação foi confirmada, em nota, pela Assessoria de Comunicação da PMU no início da tarde desta segunda-feira (29).

Os profissionais deverão apresentar um documento oficial com foto, registro profissional e comprovante de residência de Uberaba, em qualquer um dos três drive-thrus (Funel, ABCZ e Shopping Uberaba).

O Jornal da Manhã busca informações junto à Prefeitura de Uberaba sobre a utlização das novas doses recebidas pela Superintendência Regional de Saúde, no sábado (27), desde o fim de semana. No entanto, a assessoria de imprensa restringiu-se a informar que o cronograma será divulgado em breve. O espaço continua aberto à manifestação. Ao todo, mais 6.760 doses foram recebidas nesta manhã pelo Município. Deste quantitativo recebido pelo município, 2.193 doses serão utilizadas para continuar o processo de vacinação de idosos com 70 a 74 anos, e 4.054 doses são destinadas para o público de 65 a 69 anos. Além destas, 505 doses são para aplicação em profissionais da saúde. De acordo com a nova determinação do Ministério da Saúde, todas as remessas serão utilizadas em primeiras doses, sem necessidade de armazenamento do reforço, como vinha sendo feito anteriormente.

Manifestações

Os profissionais da odontologia da rede privada de Uberaba realizaram uma manifestação pacífica, na manhã do dia 21 de março. Os dentistas e cirurgiões-dentistas solicitaram que o poder municipal os incluísse no grupo de imunização voltado para trabalhadores da área da Saúde. A carreata saiu da Praça Pôr do Sol, parou na porta do Ministério Público (MP) e foi finalizada na Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU). Mais de 50 veículos participaram.  

A principal justificativa da classe está ligada ao alto nível de exposição dos profissionais, que muitas vezes atendem pacientes que estão assintomáticos. Há o uso de forte paramentação, contudo, ela ainda não torna 100% segura a execução das atividades, devido à proximidade de contato.

 

 

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar