Em novo decreto, a Prefeitura de Patos de Minas, no Alto Paranaíba publicou novas recomendações para o comércio e a educação na cidade. A resolução permite o funcionamento, em horário reduzido, de alguns setores comerciais, e amplia a suspensão das aulas nas redes públicas e privadas.
O decreto libera o funcionamento, de portas abertas, de estabelecimentos do setor alimentício, como bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias, das 10h às 20h, mas o consumo local continua proibido. Após o horário de fechamento das portas, apenas serviços delivery estarão liberados.
Os lojistas também podem voltar com as atividades, desde que as medidas de prevenção e controle sejam adotadas. O horário de funcionamento deve ser reduzido para seis horas diárias, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Já no ramo da educação, as aulas estão suspensas até o dia 13 de abril, com chances de prorrogação. O ensino a distância (EAD) é uma opção caso as aulas continuem suspensas a partir desta data.
Se a modalidade EAD não der certo, as escolas deverão oferecer orientações de estudos de livros, apostilas e realização de trabalhos em casa, para assegurar o aprendizado e evitar a perca o ano letivo.
As medidas pretendem manter o setor econômico ativo. No entanto, elas podem ser revistas. A divulgação do novo decreto está no Diário Oficial de Patos de Minas da última terça-feira (31).