O programa “Jornal Municipal” desta segunda-feira (31) contou com a presença do prefeito José Braz (Progressistas), do delegado e vereador Rangel Martino (PSB) e do Secretário de Administração Edmar Rodrigues. (Clique abaixo da primeira foto e ouça a entrevista na íntegra).
Durante o programa, foram discutidas questões relacionadas ao Cemitério Municipal. De acordo com o prefeito, nos próximos dias o município estará assinando o contrato de compra do cemitério Jardim da Paz. Um espaço até então particular.
O objetivo da compra é proporcionar mais espaço para receber os corpos de pessoas naturais de Muriaé, tendo em vista que o atual cemitério, não tem mais condições de construções de jazigos.
Além da compra do Cemitério Jardim da Paz a previsão é que o Cemitério Municipal passe por uma reforma.
Construção de um novo IML no bairro Santa Laura
Durante a entrevista, o vereador e delegado Rangel Martino falou da urgência em construir um novo Instituto Médico Legal (IML) em Muriaé. Recentemente foi firmada uma parceria entre a Polícia Civil e Prefeitura para que o espaço seja construído em um terreno cedido pela PC no bairro Santa Laura, ao lado da delegacia que também será instalada no bairro.
A obra será projetada em um modelo estadual que engloba o IML e o setor da Perícia Criminal, no total de 400m². A princípio, a ideia é a construção apenas do IML com 200m², em seguida será implantada a ala pericial.
De acordo com Rangel Martino, além de Muriaé, o IML atende todos os 17 municípios que fazem parte da regional coberto pela Polícia Civil.
O vereador explicou que toda morte provocada de forma violenta, o corpo é levado para o espaço. Em média, cada cadáver demora duas horas até ser liberado para a família, entretanto, se for necessário algum procedimento mais específico ou se não houver identificação, o corpo é armazenado em uma câmara fria até a conclusão das investigações.
Segundo o secretário de obras, Carlos Kinaip, o projeto passará por uma personalização para se adequar com os moldes do município. Nos próximos dias, uma reunião está marcada para definir se a construção será realizada através de empreiteira terceirizada ou pelo próprio município. A partir do início das obras, a previsão é de 10 meses para a conclusão dos trabalhos.
Fonte : Rádio Muriaé
Postado originalmente por: Rádio Muriaé