A Secretária Municipal de Saúde de Itabira (SMS) anunciou, nessa terça-feira, a intensificação da campanha contra a paralisia infantil e a multivacinação para a atualização das cadernetas das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos até o dia 21. Os serviços de saúde estão concentrando todos os esforços para a vacinação contra a paralisia infantil atingir a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. As vacinas estão sendo disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica de Itabira.
De acordo com a SMS, a paralisia infantil ainda é a doença que mais causa deficiência física nos humanos. A doença pode levar à imobilidade ou enfraquecimento de braços, pernas ou ambos ocasionando graves sequelas e alterações neurológicas. Cabe ressaltar, que a vacinação contra a paralisia infantil é a forma mais eficiente, segura e comprovada de prevenção e erradicação da doença. A campanha está disponível para todas as crianças de 1 a 4 anos que precisam completar o esquema vacinal, além de crianças com 11 meses e 29 dias de idade.
Segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI), a campanha de vacinação contra a doença deveria ter se encerrado no dia 30 de setembro, entretanto o Brasil não atingiu a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Segundo o próprio Ministério, o país alcançou apenas 52% da cobertura vacinal. Já a região de Itabira atingiu apenas 64% do esquema.