Pré-cadastro para pessoas com comorbidade e deficiência permanente se encerra nesta terça

Termina, nesta terça-feira (25), o pré-cadastro para pessoas com comorbidade e deficiência permanente no site de Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O sistema ficará disponível até as 18h de hoje, sendo possível realizar, até esse momento, o cadastro para recebimento da vacina contra Covid-19.

Para que pessoas com comorbidade possam receber a vacina é necessário apresentar: atestado médico, ou declaração informando a comorbidade, ou a receita de um medicamento de uso contínuo usado no tratamento, ou outro documento que identifique o acompanhamento da condição crônica ou comorbidade listada. Para ter validade, os documentos deverão ter sido emitidos há, no máximo, 12 meses.

Já pessoas com deficiência permanente devem apresentar laudo médico dos últimos 12 meses que comprove a deficiência, além de originais e cópias de documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência.

Fraude na documentação resultará em penalidade

A veracidade das informações apresentadas nos atestados, laudos, declarações ou receitas são de responsabilidade do profissional, sob pena prevista no artigo 299 do Código Penal Brasileiro. Portanto, quem apresentar documentação falsa ou adulterada para tentar vacinar poderá sofrer sanções previstas no Código Penal brasileiro. Casos de suspeita ou comprovação de fraude podem ser reportados à Ouvidoria de Saúde, cujo telefone é (32) 3690-8135.

Prioridades na vacinação

Dentre as comorbidades incluídas no grupo prioritário de vacinação encontram-se: diabetes, doenças do coração, doenças pulmonares, hipertensão arterial, câncer, insuficiência renal, imunossuprimidos, obesidade grau 3 (IMC=40), cerebrovasculares, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, cirrose hepática e anemia falciforme.

Tais comorbidades estão descritas no Plano de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. Para ter acesso a lista completa das comorbidades, basta verificar no site da PJF.

Outro grupo prioritário que está sendo atendido é o de pessoas com autismo, Síndrome de Down e paralisia cerebral. A vacinação ocorre na quarta-feira (26), na Associação de Livre Apoio ao Excepcional (Alae), das 9h às 16h, na Rua Delorme de Carvalho, 53, Bairro Bom Pastor.

O post Pré-cadastro para pessoas com comorbidade e deficiência permanente se encerra nesta terça apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar