Meta da Agência Nacional de Petróleo (ANP) é fiscalizar 200 postos de combustíveis; postos interditados ficam em Venda Nova e no Sul de Minas
A Agência Nacional de Petróleo já interditou, em Belo Horizonte e no Sul de Minas, dois postos de combustíveis por venda de gasolina adulterada, conforme balanço parcial divulgado nessa quarta-feira (15), que já percorreu 50 locais. Outros 14 foram atuados por outras infrações. A previsão é fiscalizar 200 estabelecimentos até a próxima semana.
“Esse posto foi na cidade de Monsenhor Paulo, no Sul de Minas. O posto estava comercializando o etanol hidratado e a gasolina comum com não conformidades. Foi detectado, em campo, e ele também ficou interditado”, esclareceu Éder Oliveira, chefe do Núcleo Regional de Minas Gerais.
Os estabelecimentos autuados pela ANP estão sujeitos a sanções previstas em lei, incluindo multas que podem variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões. As sanções são aplicadas somente após processo administrativo, durante o qual o agente econômico tem direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme definido em lei.
“Então, produtos não conformes rendem multas maiores e a reincidência também altera o valor da multa e será dosado pelo nosso sistema de julgamento.”
Amostras já foram recolhidas e levadas para o laboratório depois da interdição, nessa quarta-feira (15), do posto de combustíveis na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, para a análise.
“A análise no laboratório vê alguns itens que a gente não consegue ver em campo. Em campo a gente vê a densidade, o teor do etanol na gasolina. Mas, no laboratório, a gente vai conseguir ver, por exemplo, se existe a presença de solvente na gasolina, se existe metanol na gasolina ou metanol no etanol. A gente consegue ver um ponto de fulgor de um óleo diesel. A gente consegue ver a destilação do produto.”
O posto interditado pela ANP na avenida Padre Pedro Pinto, em Venda Nova, comercializava gasolina adulterada, ou seja, havia mais etanol do que o permitido na gasolina.
“A gasolina estava sendo comercializada com 32% de etanol na gasolina. Quando por lei ela tem que ter 27%.”
As informações são da Itatiaia.
Foto: Camila Campos.