Evento aconteceu neste sábado (12) com apresentações artísticas e maior público do que o permitido pelo Decreto da Covid-19
A Vigilância Sanitária de Araxá esteve no Grande Hotel do Barreiro, na noite do último sábado (12), depois que recebeu uma denúncia de aglomeração em uma festa de casamento realizada no hotel. A Vigilância Sanitária e o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), apoiados pela Guarda Patrimonial da Secretaria de Segurança Pública, compareceram ao local para a fiscalização do evento.
A organização do evento não apresentou o Protocolo de Biossegurança contra a Covid-19 e não tinha lista com nomes e CPFs dos convidados. A fiscalização emitiu autos de infração para o hotel e para um dos familiares do noivo que se apresentou como responsável. Ambos foram notificados e multados em 50 Unidades Fiscais da Prefeitura de Araxá (UFPAs), o que equivale a R$ 3.100,00 para cada um deles. O hotel também não apresentou o Plano de Contingência e responderá processo administrativo.
Em vídeos divulgados nas redes sociais pelos convidados, bandas, duplas que se apresentaram e profissionais que trabalharam no evento, é possível ver que a festa descumpriu com as medidas de distanciamento e uso de máscara, ainda não foram respeitas as cláusulas do Decreto onde prevê a distância mínima de 2 metros entre o palco e as cadeiras, e a proibição de utilização de pista de danças e acompanhamento de apresentações em pé.
De acordo com o decreto vigente que determina as medidas de prevenção a Covid-19 em Araxá, eventos e festas deverão ter ocupação máxima de 50% da capacidade do local, limitada a, no máximo, 70 pessoas. Outra exigência é que o organizador ou dono do estabelecimento (local) deve apresentar Protocolo de Biossegurança aprovado pela Vigilância Sanitária com os nomes e número de CPF de todos os convidados.
O último Boletim Epidemiológico registrou 234 novos casos de Covid em Araxá, sendo 14 ocupações em leitos clínicos e oito internações em leitos de UTI. Na última semana foram seis mortes pela doença na cidade.
Segundo o procurador-geral do Município, Rick Paranhos, a fiscalização permaneceu no local até o início da madrugada e estabeleceu aos organizadores que ficassem presentes no evento apenas 70 pessoas, conforme exige o decreto.
“No outro dia, chegou a informação para a Vigilância Sanitária que após o encerramento da ação outras pessoas entraram na festa. Inclusive foi publicado um vídeo nas redes sociais de uma das atrações musicais, que indica haver um quantitativo maior do que o permitido pelo decreto. Mediante a essas novas informações, a Procuradoria vai encaminhar os autos e as imagens para o Ministério Público para que as providências sejam tomadas”, conclui.
As informações são do Portal Imbiara – Associada Amirt
Foto: PMA