JM Online: Professores do Estado realizam assembleia para cobrar piso salarial

Com a previsão de paralisação total das atividades e indicativo de greve, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) promove hoje assembleia virtual para discutir a Campanha Salarial/2022 e cumprimento do Piso Salarial Nacional do Magistério.

Para participar da assembleia, foi necessário fazer inscrição prévia. Em Uberaba, são 41 as escolas da Rede Estadual de Ensino e, de acordo com a presidente do Sind-UTE, Maria Helena Gabriel, todas as unidades foram informadas da assembleia. Antes do evento, programado para o período da tarde, o sindicato promove reunião com os servidores da Educação no município. O encontro local está previsto para ter início às 9 horas. Já a movimentação em nível de Estado começa às 14 horas.

Apesar da distribuição do material em todas as escolas da rede estadual, em Uberaba, Maria Helena Gabriel não faz estimativa sobre a adesão dos servidores para participação na assembleia.

No último dia 27 de janeiro, o Ministério da Educação anunciou o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN). Em 2022, o valor deve ser corrigido e o piso da categoria é de R$3.845,63.

A lei do Piso Salarial da Educação foi instituída em 2008. Segundo Maria Helena Gabriel, em Minas Gerais, desde 2017 está autorizado o pagamento aos servidores da Educação, mas o valor ainda não chegou ao contracheque dos trabalhadores.

O Sind-UTE calcula que nesses cinco anos em que o piso não é pago aos trabalhadores da Educação em Minas, as perdas ultrapassam os 80%.

As aulas na Rede Estadual de Ensino tiveram início, de forma presencial, desde o dia 7 de fevereiro.

As informações são do Jornal da Manhã Online – Associada Amirt

 

Pesquisar