Ponto de “coleta de pneus usados” é instalado em Uberaba

Ponto de coleta está no Distrito Industrial I, recebimento é feito em horário comercial – Foto – Divulgação/Convale

Uberaba tem disponível um ponto de coleta para a distribuição correta de pneus velhos e usados. A informação é do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional), que fechou parceria com uma Indústria de Artefatos de Borracha. Num termo de cooperação mútua, a ideia do projeto é desenvolver ações conjuntas e integradas no objetivo de proteger o meio ambiente.

O documento com os detalhes da implantação deste sistema já foi assinado pelo presidente do Convale, que também é prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas, e também pelo representante da empresa, Everton Wang.

O ponto de coleta que irá receber apenas pneus “inservíveis” está localizado na Avenida Afonso Riccioppo, número 170 no Distrito Industrial I, em Uberaba. O recebimento é feito de segunda a sexta-feira em horário comercial. O termo de cooperação também inclui além de Uberaba, os municípios consorciados como: Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana e Veríssimo.

A destinação correta dos materiais vai seguir a legislação vigente, em específico a Resolução 416/2009 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), “enquanto a retirada pela empresa deverá se dar conforme o volume de descarte dos pneus inservíveis no “Ponto de Coleta de Pneus Inservíveis”, não poderá haver saída de carreta sem que a mesma esteja com sua capacidade máxima preenchida, o que determinará o fluxo de retirada do passivo, baseando-se em um volume mínimo de 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de carga”, explica nota divulgada para imprensa e enviada pela Convale.

A empresa terá como responsabilidade informar ao Consórcio, ou ao município associado, sempre que solicitado, a quantidade de pneus retirados do ponto de coleta, por isso, todos os meses um certificado da destinação adequada deverá ser disponibilizado. O Convale deverá ainda apoiar e incentivar o descarte correto dos pneus pelo comércio de pneus novos e nas borracharias das cidades da região, além de fiscalizar os descartes.

O descarte incorreto de pneus traz altos riscos para o meio ambiente e também para a saúde pública, principalmente quando se fala nos criadouros do mosquito Aedes Aegypt que o material pode acumular. Sem contar que, o pneu é um dos produtos que mais leva tempo para se decompor e a queima dele, é extremamente tóxica.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar