Pouco mais de um ano após o Ministério da Educação (MEC) publicar a portaria que atualizou a Educação à Distância (EaD) no país, os polos da categoria apresentaram crescimento de 133%. Antes da medida expedida em 25 de maio de 2017, o número de polos era de 6.583. Hoje, de acordo com ministério, são mais de 15 mil centros que ofertam a modalidade de ensino.
O Censo da Educação Superior apontam, também, que mais de 18% das matrículas no ensino superior são em cursos à distância. Apesar disso, o número de ingressantes em cursos de graduação presencial ainda é maior, com pouco mais de dois milhões de estudantes em média anual, contra 800 mil da modalidade à distância. Entretanto, segundo os dados, em dez anos a estilo de ensino apresentou aumento significativo quase 300%.
O decreto publicado pelo MEC no ano passado atualizou a metodologia de ensino à distância. Na época, a pasta disse que o objetivo era “ampliar a oferta de cursos superiores na modalidade, melhorar a qualidade da atuação regulatória do ministério na área, aperfeiçoamento de procedimentos, desburocratizar fluxos e reduzir o tempo de análise e o estoque de processos”.
Desta forma, a medida permitiu a criação de mais polos, que são unidades descentralizadas da instituição onde são desenvolvidas atividades que porventura possam ser realizadas de maneira presencial, como é o caso de provas. Houve também investimentos em estrutura de docentes como bibliotecas, laboratórios etc.
G.R