Operação abrange 7 estados e estão sendo cumpridos 246 mandados
A cidade de Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro, foi alvo da Operação After, comandada pela Polícia Federal (PF), na manhã desta terça-feira (08). O objetivo da ação é combater organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas, milícias armadas e lavagem de dinheiro. Além de Minas Gerais, estão sendo cumpridos 246 mandados em Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins e Roraima, sendo 110 mandados de prisão e 136 de busca e apreensão. A Polícia Penal de Minas Gerais também participa da operação.
No combate ao tráfico de drogas, a PF identificou indivíduos que atuavam no fornecimento de grandes quantidades de cocaína para outros traficantes de drogas, principalmente localizados no Triângulo Mineiro. Com relação a milícia, a investigação identificou um grupo que agia de forma ilegal na “segurança armada” de transportes de cargas de grandes empresas, na região da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A organização ainda contava com a atuação de servidores públicos da área de segurança pública do estado carioca e explorava também o comércio ilegal fuzis.
No decorrer da apuração, a Polícia Federal descobriu que mais de R$ 1 bilhão foi movimentado no período investigado e que parte destes valores foram destinados à compra de fazendas, casas, apartamentos, embarcações e veículos de luxo. Além disso, as contas bancárias localizadas foram bloqueadas por determinação da Justiça.
Os grupos criminosos foram identificados após o rastreamento das atividades de célula criminosa, localizada na região do Triângulo Mineiro, especializada na lavagem de dinheiro para diversos criminosos localizados em várias unidades do país.
Foto: divulgação/ PF