Podcast Contos das Gerais: conheça Virginópolis, a cidade da jabuticaba

Bem-vindos à Virginópolis, cidade localizada a 280 km de Belo Horizonte, situada no Vale do Rio Doce. O município conta com 439,878 km² e tem uma população estimada em 10.459 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

Uma região habitada pelos índios Botocudos ou Puris, receberam em suas terras cinco homens brancos vindo de São Miguel das Almas, atual Guanhães, em 1858. Os homens Félix Gomes de Brito, José Antônio da Fonseca, Capitão Figueiredo, João Batista Coelho e Joaquim Coelho, resolveram se fixar na região para se construir um vilarejo e explorar as terras do local.

Com o passar dos anos, o morador Félix Gomes de Brito, doou a cidade uma área de 80 alqueires de terras para o patrimônio de uma capela a ser erguida, juntamente com o cemitério. A cidade foi nomeada de Virginopólis em homenagem à Virgem Maria, formado pelas palavras Virginis, do latim Virgo e polis, do grego.

Turismo

Então meus bons vivants, a formosa Virginópolis, te oferece de turismo a Capela Nossa Senhora do Patrocínio, que foi tombada pela Prefeitura por sua importância cultural para a cidade. A igreja é considerada a maior escadaria de igreja do mundo. Ainda no mundo católico, o munícipio tem o Cristo Redentor, que fica localizada em uma montanha do lado oposto da Capela. O Cristo tem 15 metros de altura e mais 300 toneladas de concreto.

A cidade tem como exploração a cachoeira do Bruno, que é cercada de bela fauna e flora. O local possui quedas d’águas naturais ótimas para banho e lazer. O lugar tem uma vasta área em que o turista pode relaxar em pequenos bancos de areia ao longo do rio.

Já no período de outubro a cidade tem o festival da jabuticaba, que é contemplada com barracas que tem especiarias com a fruta, shows e muita diversão para a família.

Pesquisar