Podcast Contos das Gerais: conheça Várzea da Palma, a cidade às margens do Rio das Velhas

História

Bem-vindos à Várzea da Palma, a cidade localizada 323 Km de Belo Horizonte e está situada no Norte de Minas. O município conta com 2.220,279km² e tem uma população estimada em 40.101 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

Às margens do Rio das Velhas surgia em meados do século XIX, um povoado chamado de Porto da Palma. No local havia uma balsa que fazia a travessia dos tropeiros que vinham de Curvelo, região Central de mineira e iam rumo a Montes Claros, no Norte de Minas.

No início do século XX, a Estrada de Ferro estava sendo construída e ia rumo a Pirapora, contudo, houve um problema com a construção da estação em Porto da Palma. Com isso, ocorreu uma mudança e ela foi realocada para um local com planície. A inauguração da Estrada de Ferro Central do Brasil aconteceu no dia 1º de fevereiro de 1910. Com a chegada da Estrada, os moradores de Porto da Palma foram migrando para perto da Estrada de Ferro e assim se formou uma Vila chamada Vargem das Palmas. Já em 1948, Várzea da Palma foi elevada à condição de município.

Turismo

Depois de conhecermos a história da cidade, vamos falar sobre o turismo. Então meu confrade viador, Várzea da Palma te oferece diversas cachoeiras para você desfrutar. Uma delas é a cachoeira do Árigo, ela tem uma bela paisagem cercada de uma vegetação estupenda. Outra opção é a cachoeira do Sumidouro, com uma queda d’água deslumbrante e localizada em uma área de mata de cerrado fechada, mas é importante ressaltar que seu acesso requer cuidado.

Várzea da Palma ainda contempla o belíssimo Rio das Velhas, que tem uma vista de tirar o fôlego, no caminho você ainda pode desfrutar da vista pela ponte que corta o rio. Além disso, o viajante pode conhecer a Ruína da Igreja de Pedras, que foi construída no início do século XVII, por Padres Jesuítas, com pedras dos rios da região.

Foto: Álvaro Henrique/ Turismo Minas Gerais

Outra forma de explorar a cidade é conhecendo a Ruína de Taipa da Vila de Porteiras, que guarda a história da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Para os amantes de trilhas, o município tem a pedra do Rei Leão, uma trilha curta e de fácil acesso, ao fim dela você chega na rocha e pode relembrar a sua infância fingindo estar levantando algo, assim como Rakifi fez com Simba.

Foto: Álvaro Henrique/ Turismo Minas Gerais

Pesquisar