Podcast Contos das Gerais: conheça Turmalina, a cidade dos ‘caboclinhos’

Bem-vindos à Turmalina, cidade localizada a 482 km de Belo Horizonte, situada no Vale do Jequitinhonha. O município conta com 1.153,111km² e tem uma população estimada em 20.280 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

História

Uma expedição dos bandeirantes paulistas, tendo a frente Sebastião Leme do Prado, por volta de 1750/1760, deu origem aos primeiros habitantes da cidade. A caminhada foi feita devido a descoberta e exploração de ouro, às margens do rio Araçuaí.

Por conta da escassez de alimentos, muitos mineradores e colonos das minas se dedicaram à lavoura rural e foram estabelecendo às margens do Rio Araçuaí, do Ribeirão do Lourenço e Rio Itamarandiba. Neste povoado, foram construídos capelas para suas orações.

Devido ao Arraial de Nossa Senhora da Piedade, os moradores da região construíram uma capela em honra de Nossa Senhora da Piedade, que conforme lenda corrente entre os moradores, teria sido encontrada no próprio local. A povoação de piedade era uma região essencialmente agrícola. Os principais produtos cultivados eram o milho, feijão e algodão.

Turismo

Meus caros turistas, a cidade de Turmalina te proporciona a Alaca, que é uma associação reconhecida em todo Brasil pela qualidade e tradição do artesanato. Ela surgiu no ano de 1985, devido à crescente necessidade das artesãs da comunidade de Campo Alegre em se organizar. Você pode conhecer a feira livre, que vende diversos produtos da agricultura local. A cidade te oferece o Casarão Cesec, que é um pequeno museu que conta a história da cidade. Como evento turístico, o munícipio oferece a apresentação dos Caboclinos, que é o nome dos Caiporas que moram nas florestas. A dança é apresentada por um grupo de crianças representando o indígenas.

Já como vistas, Turmalina oferece o mirante do Cruzeiro, que tem uma bela vista da imagem e proporciona diversas fotos. Ainda tem a Usina Hidrelétrica de Irapé, que é um local belíssimo, em meio à exuberante paisagem de cerrado. Por fim, você pode conhecer o Cânion da Lapa do Veado, ele contempla cavernas, tuneis e desfiladeiros. Em certo ponto é possível atravessar o Rio Jequitinhonha com um passo, logo a frente, a paisagem se abre em um grande cânion.

Pesquisar