Sejam bem-vindos à Teófilo Otoni, cidade localizada a 446 Km de Belo Horizonte, situada no Vale do Mucuri. O município conta com 3.242,270 km² e tem uma população estimada em 141.269 habitantes, conforme o IBGE de 2021.
História
Logo após a chegada dos portugueses ao Brasil, o território começou a ser visado pela corte portuguesa, pois eles queriam averiguar se a região possuía ouro e diamante. Após realizarem buscas, vieram a ter notícias, por intermédio dos silvícolas, de uma “Serra das Esmeraldas”, situada no Nordeste do nosso Estado.
Com isso, D. João III, pensando nos milhões que poderiam adquirir o seu reino se tal fato viesse a se confirmar, organizou expedições para visitarem as terras. A primeira data de expedição foi em 1550, tendo sido coordenada por Martim Carvalho. Contudo, diversos obstáculos surgiram e a expedição regressou, sem ter alcançado o seu objetivo, que era verificar se realmente existia a “Serra das Esmeraldas”.
Anos depois, seguiram as expedições de Sebastião Fernandes Tourinho, em 1573, e Antônio Dias Adorno, em 1580. Ambas limitaram-se ao conhecimento da região. Já em 1752 a fixação do ambiente mais antigo da região do Mestre de Campo João da Silva Guimarães. Em seguida, surge a Fazenda Mestre Campo, aberta pelo Sr. Antônio José Coelho. Hoje, essa fazenda é sede da Colônia Francisco Sá, que é habitada por colonos nacionais, alemães, austríacos e outros.
Em meados de 1836, o engenheiro Victor Renault, em sua longa excursão, percorreu os vales dos rios Todos os Santos e Mucuri, após chegar ao Oceano, no Estado da Bahia, ele retornou para perto dos rios. Com a sua volta nasceu na cidade do Serro, neste Estado, em 27 de novembro de 1807, Teófilo Otoni.
Turismo
Então meus confrades viajantes, Teófilo Otoni tem a feira permanente de artesanato mineral da Accompedras, nela se tem vendas de produtos artesanais feitos por artesãos da cidade. O município também oferece o mercado municipal, que faz parte da história da cidade. Lá você pode comprar grãos variados, temperos, farinhas, verduras, frutas diversas, hortaliças, carnes e doces, além de produtos da culinária local, como as cachaças, o queijo, o requeijão e a famosa carne de sol.
Ainda você pode conhecer a Casa de Cultura de Teófilo Otoni, o local contempla exposição de fotografias, artes e objetos pessoais de antigos moradores do município. A exposição remete à memória de Teófilo Otoni, desde a sua fundação até os dias atuais.
Agora para pessoas que gostam de trilhas e cachoeiras, Teófilo Otoni contempla a Cachoeira de Pedra D’água, que apresenta grande quantidade de formações rochosas, queda d’água e poço para banho, além de um ambiente calmo, para contemplação da natureza, fotografias e descanso. Além disso, a cidade tem a Praia do Rio Mucuri ou Cachoeira da Alemoa. Este local é uma linda praia de água doce com queda d´água.
Por fim, você bon vivant que estiver passando em Teófilo Otoni neste sábado (18), poderá acompanhar o 17° Encontro Regional da Amirt. O evento acontece das 8h30 às 17h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Nele teremos palestras e workshops para radiodifusores da região. Então se inscreva no Sympla para não perder este evento. Para outras informações, acesse portalamirt.com.br.