Hoje vamos conhecer São Tiago, cidade localizada a 200 km de Belo Horizonte, na região do Campo das Vertentes, com 11 192 habitantes de acordo com o último censo
História
O povoado foi fundado por bandeirantes espanhóis cerca de 300 anos atrás. Em 1708, foi descoberto ouro em uma fazenda da região, atraindo muitos desbravadores, já que Minas Gerais passava pelo auge da exploração desse mineral. Assim, a região ganhou habitantes principalmente ao redor da capela construída em devoção a São Tiago, o santo dos espanhóis. O município já pertenceu a São João del-Rei e Bom Sucesso, e foi emancipado em 01 de janeiro de 1949. A cidade sempre foi conhecida pela sua hospitalidade, e quem passa por lá é sempre recebido calorosamente com um cafezinho e uma repleta variedade de quitandas feitas pelos moradores. Essa tradição vem desde muito tempo, quando o lugar, ainda arraial, era ponto de parada de tropeiros e viajantes que transitavam rumo ao Triângulo Mineiro e Goiás. As receitas são passadas de geração em geração, e até hoje são extremamente apreciadas e conhecidas por todo Brasil. A produção de biscoitos cresceu e hoje existem cerca de quarenta fábricas na cidade. Dentre as variedades destacam-se a torradinha, confeccionada em diferentes sabores como tradicional, queijo, alho, cebola, orégano, pimenta, pizza, parmesão e os biscoitos doces, como as rosquinhas de nata, casadinho.
Turismo
A cidade possui desde 1999 a “Festa do Café-com-Biscoito”, evento que propicia aos são-tiaguenses a consolidação de suas tradições, o fortalecimento de valores e cultura locais e regionais e atrai um número expressivo de turistas e visitantes. A festa ocorre sempre no segundo final de semana de setembro na Praça da Matriz. Na ocasião, o local é tomado pelo aroma do café e das quitandas, degustadas à vontade, por todos que por ali passam. De sexta-feira a domingo, a cidade recebe visitantes que, juntamente com os moradores, apreciam o atrativo que já se tornou roteiro cultural e artístico da região e que tem o objetivo principal de consolidar o resgate das tradições na arte da produção artesanal dos biscoitos de São Tiago.