Podcast Contos das Gerais: conheça São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito do Serro que preserva arquitetura colonial 

Hoje vamos conhecer São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito localizado no Vale do Jequitinhonha a 258 km de Belo Horizonte, com 1.522 habitantes de acordo com o último censo.

História 

São Gonçalo do Rio das Pedras, Distrito do Serro, surgiu no início do século XVIII em decorrência da exploração do ouro existente na região. Foram trazidos escravizados da região central da África para extrair o minério, que era totalmente repassado à Coroa Portuguesa. Desde então o pacato distrito manteve grande parte da arquitetura colonial, incluindo casarões e igrejas da época. 

Existe um mito antigo no local, que explica o nome São Gonçalo das Pedras. Reza a lenda que havia na vila um menino solitário, sem família, que sempre brincava no pé de uma goiabeira, no alto do morro. Um dia, ele encontrou na goiabeira uma imagem de S. Gonçalo, que foi levada a cidade de Milho Verde, pois lá era o local mais próximo onde havia uma capela que pudesse guardá-la.

Misteriosamente, a imagem retornava repetidas vezes ao pé da goiabeira no alto do morro. Associando a milagrosa imagem de São Gonçalo ao menino, a comunidade resolveu homenagear o santo português e construir ali uma igreja, hoje, a Matriz de S. Gonçalo, historiadores estimam que isso tenha ocorrido antes de 1732, pois nessa época já haviam casas, roças e engenhos e no distrito. 

Foto: Melhores destinos

Turismo

Para aqueles que desejam fugir da correria da cidade grande, São Gonçalo do Rio das Pedras é o local perfeito. O distrito é extremamente calmo e silencioso preserva uma charmosa arquitetura que remete aos tempos coloniais. Outro atributo do local são os artesanatos e doces produzidos pelos locais. Vale a pena conferir a Casa de Doces de São Gonçalo, um empreendimento coletivo das mulheres quilombolas da cidade. Elas produzem diversos tipos de doces caseiros e tradicionais, feitos no tacho e no fogão a lenha, como antigamente.

Além da rica cultura, a cidade possui cinco belas cachoeiras: Gruta Seca; Rapadura, Cadete, Retiro e Pacu e cachoeira do Comércio, onde também é possível praticar rapel. 

Foto: Tripadvisor

Pesquisar