São Domingos do Prata é uma cidade localizada a cerca de 141 km de Belo Horizonte, situada na região Metropolitana. O município possui área de mais 743 km² e 17.296 habitantes, conforme o IBGE de 2021.
O município teve início com os índios botocudos, quando Domingos Marques Afonso obteve sesmaria de terra fértil e convidativa para a atividade agrícola. Após ele ocupar a região, foi iniciada a exploração do terreno e ao ficar perdido em plena floresta fez uma promessa a São Domingos de Gusmão, que doaria um patrimônio no lugar onde se achava plantada a sua roça de milho.
Após conseguir chegar são e salvo em sua casa, Domingos Marques Afonso e Antônio Alves Passos deram início a construção da capela dedicada a São Domingos Gusmão, em 1760, onde hoje se ergue a Igreja Matriz de São Domingos do Prata, topônimo formado pelo Santo Padroeiro e completado pela alusão ao Rio da Prata que banha a cidade.
A cidade, que foi formada por pessoas que ocuparam à região em busca de terras férteis para cultivar, fica a apenas 30 km de João Monlevade e faz parte do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas. Por lá, os turistas encontram muitas riquezas naturais, cachoeiras, trilhas, natureza preservada, muita história, além da hospitalidade ímpar. O município, que tem relevos e montanhas e é banhado pelo Rio Prata, possui 68% de sua população economicamente ativa no setor agropecuário.
Grandes personalidades já passaram pela cidade também. Francisco Vieira Servas, um artista português, que viveu na região, trabalhou ao lado de Aleijadinho. Celso Adolfo, cantor natural de São Domingos do Prata, gravou junto com Milton Nascimento o Álbum Coração Brasileiro.
Com informações do IBGE e Governo de Minas.