A charmosa Salinas fica localizada a 647 km de Belo Horizonte e está situada na região do Norte de Minas. O município conta com 1.897 km² e tem 41.699 habitantes, conforme o IBGE de 2021.
A história da cidade começa em 1663, com a chegada do Conde da Ponte, que iniciou a ocupação pela região. Já em 1698, o bandeirante Antônio Luiz dos Passos, instalou uma fazenda de criação de gado às margens do Rio Pardo, e daí percorreu toda essa região à procura de riquezas. O primeiro registro de compra de terras na cidade aconteceu em 1734, quando o Capitão Inácio de Souza Ferreira adquiriu o sítio São José.
Para os amantes de viagens, “A Capital Mundial da Cachaça” tem diversos atrativos. O Museu da Cachaça é um deles, dentro dele você conhecerá as histórias da bebida na cidade e no Brasil. Todo o acervo do local é digital levando ao visitante uma experiência nova. Além do museu, a cidade conta com o “Mercado Municipal”, um espaço que foi construído em 1972, para abrigar vendedores e compradores de produtos da agricultura familiar. Nele o viajante pode se deliciar pelas comidas típicas do Estado, além de poder levar uma lembrança dos belos artesanatos que tem no mercado.
Foto: Reprodução/ Governo de Minas
Como eventos turísticos a cidade tem a festa “Reacendendo a fogueira”, que ocorre durante as festas juninas. A ação é uma iniciativa da prefeitura para resgatar os festejos juninos. Além dos costumes como rituais religiosos, danças, músicas e pratos típicos da estação. Salinas também promove o “festival da cachaça”. O evento dura três dias de festas, promovendo o turismo na cidade e fomenta a produção do produto que é tão famoso no país.