Podcast Contos das Gerais: conheça Pouso Alegre, 1ª cidade do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira

Pouso Alegre é uma cidade localizada na região Sul de Minas Gerais. O município possui uma área de 543,46 km² e 152.549 habitantes, segundo o IBGE de 2020.

A cidade, que fica a 384 Km de Belo Horizonte, teve início mais ou menos de 1596, quando os bandeirantes paulistas descobriram o local. O primeiro marco de povoação em terras de Pouso Alegre teria sido lançado no século XVIII por João da Silva.

Pouso Alegre é uma cidade de vanguarda, com uma história marcada em seus inúmeros edifícios históricos e por uma rica arquitetura eclesiástica, que apresenta estilos arquitetônicos variados e quantidades de Igrejas que se equiparam as das Cidades Históricas de Minas Gerais.

Foto: divulgação/Governo de Minas Gerais

Além disso, é um polo regional, voltado para as áreas de saúde, comércio e indústria. Seu produto típico é o Pastel de Farinha de Milho, registrado como Patrimônio Imaterial do Município, comercializado em trailers espalhados pela cidade e sua principal produção agrícola é o morango e a batata salsa, base de variados pratos.

O município é o primeiro para quem chega ao Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira pela Rodovia Fernão Dias, composto por treze cidades associadas que se complementam turisticamente.

 

Anexos para downloads:

Gabrielle Junqueira

Jornalista com experiência em produção de conteúdo para rádio, televisão, revista, portal de notícias e podcasts.

%d blogueiros gostam disto: