Podcast Contos das Gerais: conheça Poté, a cidade do Cristo Morto

Boas-vindas à Poté, cidade localizada a cerca de 492 km de Belo Horizonte, situado no Vale do Mucuri. Segundo o IBGE de 2021, a cidade possui 625,111 km² e tem uma população estimada em 16.675 habitantes.

História

A história da cidade começa com os índios Botocudos, que habitavam a região. No século XIX,  Teófilo Benedito Otoni investiu para que a região começasse a ser explorada e comercializada. Para isso, ele criou a Companhia do Comércio e Navegação do Rio Mucuri, ela levava produtos entre o Norte Mineiro e o Litoral.

Com a criação da companhia, diversas áreas da região foram exploradas e povoadas, inclusive a de Poté. Essa habitação no local começou também com a construção das vias que ligavam Teófilo Otoni e Minas Novas. Então em 1856, diversas pessoas já moravam na área. Em 1950, Poté se emancipou de Ladainha e foi elevada a município.

Turismo

Bom meus caros viajantes, Poté tem como turismo o Ecovive, uma área de preservação ambiental localizada a 19 km do centro. No local tem espaço para convivência e trilha de interpretação ambiental. A cidade tem também o Cristo morto, que fica localizado no alto do Morro do Cemitério e homenageia o padroeiro do município, o Senhor Bom Jesus. Ele pode ser visitado a pé ou de carro.

Além disso, a cidade possui o Centro Histórico Dailton Pereira da Silva, que fica a 8 km do centro. Lá fica o ateliê do artista plástico Senhor Dailton Pereira da Silva. No local tem  várias esculturas que representam diversos objetos e seres como, as Estátuas de Davi e Golias, a Cova dos Leões, O mundo, Abraão e seu filho, Cidade, Monte das Oliveiras. Já no mês de setembro acontece a Festa Cultural de Poté, que reúne diversas pessoas do país.

Pesquisar