Mário Campos é uma cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte e possui cerca de 13.214 habitantes.
Entre os anos de 1911 e 1918 começou a ser construída a Linha do Paraopeba através da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), cujo objetivo era reduzir o tempo de percurso da linha original da ferrovia. Nesta época começaram a acontecer as primeiras desapropriações para começar as obras e uma casa foi demolida na Reta do Jacaré para a construção da Estrada de Ferro Central do Brasil. Ali foi construída a primeira parada de trens, que foi batizada de parada de Carlos Chagas.
A estação ferroviária do Jacaré foi inaugurada em 1923 e nos anos 1930 foi rebatizada de Mário Campos, mas há uma divergência entre historiadores que apontam Jacaré e Mário Campos sendo duas paradas distintas, distantes cerca de 2 km uma da outra. Nos dias atuais a estação está demolida, havendo apenas uma plataforma. Em frente à estação há um lago, conhecido como Lagoa do Campo Verde.
Outro marco importante da cidade é o casarão Sampaio, que é um dos mais antigos armazéns da região. Ele foi construído no final da década de 30 e inaugurado em 1940. Hoje em dia o local é considerado patrimônio histórico cultural e já funcionou como biblioteca e acervo cultural público, mas hoje funciona como prédio da prefeitura municipal.
A história da localidade como município começa em 21 de dezembro de 1995, quando deixou de ser distrito do município de Ibirité e foi elevado à categoria de município através da lei estadual nº 12030 em 21 de dezembro de 1995. Na próxima terça-feira (21), Mário Campos completa o seu aniversário de 26 anos.
Foto: Divulgação