Podcast Contos das Gerais: conheça Manhuaçu, a cidade que já foi país

Manhuaçu é um município da Zona da Mata mineira que possui 91.169 habitantes e se localiza há 290 km de Belo Horizonte.

A ocupação e o povoamento da região onde está Manhuaçu, tem muita relação com os povos indígenas, mas o desenvolvimento do café, sua principal riqueza, aconteceu com grande destaque durante o ciclo do ouro, na época do Brasil Colônia. Enquanto as regiões de Ouro Preto, São João del-Rei, Mariana e Congonhas se baseavam na mineração, a Zona da Mata se dedicava aos produtos agrícolas, justamente para suprir a demanda dos mineradores.

Manhuaçu aerea

Foto: Prefeitura de Manhuaçu/Divulgação

O nome do município vem palavra indígena mayguaçu, que significa rio grande, numa designação dos índios “Puris”, os primeiros habitantes, ao rio local.

No ano de 1896, havia uma disputa pelo poder local entre dois coronéis, Serafim Tibúrcio da Costa e Frederico Antônio Dolabela, provocando consequências negativas na economia. Após perder as eleições e alegando fraude, o Coronel Serafim Tibúrcio e seu companheiro Coronel Antônio de Miranda Sette pegaram em armas, proclamando a República de Manhuaçu, emitindo títulos de crédito em nome da Fábrica de Pilação de Café e nomeando autoridades. Com o apoio das forças federais, o levante foi derrubado e os revoltosos fugiram pelo vale do Manhuaçu, fundando pequenos povoados. Era o fim do “país” Manhuaçu.

Dia do Rádio

 

 

Anexos para downloads: